12/03/2021 às 15h27min - Atualizada em 12/03/2021 às 15h27min

Vendas de cimento aumentam durante a pandemia, aponta SNIC

Foto: Miguel Bráz/ TV Sistec
Apesar da pandemia da Covid-19 estar afetando diversos negócios, o comércio de cimento vai muito bem. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC), apenas no mês de fevereiro de 2021, as vendas no setor cresceram 14% em relação ao mesmo mês de 2020, totalizando 4,7 milhões de toneladas vendidas.

Neste ano, a maioria dos estados não teve feriado de Carnaval, aumentando assim, o número de dias úteis. Com isso, a comercialização do produto foi de 234,1 mil toneladas, resultando em um aumento de 5,4% comparado ao mês anterior e de 16,4% em relação a fevereiro de 2020. As vendas por dia útil também foi um fator importante analisado. O indicador considera os dias trabalhados como forte influência no consumo de cimento. Em um depósito de construção em Caratinga, as vendas de cimento registraram um aumento de cerca de 50% durante a pandemia.

De acordo com o dono do comércio, Valdir Vieira, o estoque de cimento é abastecido semanalmente. Ele acredita que devido a algumas restrições por causa da Covid-19, as vendas cresceram. O proprietário também frisou quais são os cimentos mais procurados pelos consumidores.


Outro fator que colabora no crescimento das vendas de cimento é a construção civil. Com isso, outros materiais, além do cimento, têm saído bastante.

Porém, um dos fatores negativos citados pelo Sindicato Nacional da Indústria do Cimento é que o com o fim do Auxílio Emergencial e novas medidas de circulação podem tornar o cenário desfavorável. Para que isso não aconteça, é fundamental acelerar a vacinação da população e aprovar as reformas estruturantes para que haja retomada no crescimento econômico do País. O setor de varejo de material de construção foi considerado serviço essencial por lei Federal. O decreto foi publicado no dia 28 de abril de 2020 no Diário Oficial da União. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">