13/04/2021 às 16h52min - Atualizada em 13/04/2021 às 16h52min

Saiba um pouco sobre a história do Hino Nacional Brasileiro, celebrado neste 13 de abril

Hino foi tocado pela primeira vez no Rio de Janeiro

(Foto: divulgação/ Portal Escola)
Nesta terça-feira, 13 de abril, é celebrado o Dia do Hino Nacional Brasileiro. A música foi tocada pela primeira vez, no Teatro São Pedro de Alcântara, na Praça da República, no Rio de Janeiro.
O responsável pela criação da música do hino, isto é, da parte instrumental, foi o maestro Francisco Manuel da Silva, em 1822, que ficou conhecido como Marcha Triunfal. Em 13 de abril de 1831, uma letra diferente da atual foi cantada pela primeira vez. Por isso, hoje se comemora o dia do Hino Nacional.

Até 1831, o hino considerado oficial era o Hino da Independência, composto pelo Imperador Dom Pedro Primeiro. O maestro Francisco Manuel da Silva compôs a melodia do Hino Nacional, logo após os acontecimentos que marcaram o dia 7 de abril de 1831. 

Com a Proclamação da República, em 1889, houve um desejo de um Hino para celebrar o novo regime político, mas a população não aceitou. A letra que cantamos hoje foi escrita em 1909 e é obra do poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada.




Segundo o comandante do Tiro de Guerra de Caratinga, Wildsley Ferreira, os alunos do Tiro de Guerra são ensinados sobre a parte histórica do Hino Nacional. Ele também disse sobre importância de relembrar e reverenciar o hino.

E uma curiosidade: no ano que vem, completam cem anos que o Hino Nacional Brasileiro foi oficializado pelo presidente da época, Epitácio Pessoa.
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »