14/04/2021 às 16h10min - Atualizada em 14/04/2021 às 16h10min

Dia Mundial do Café é celebrado nesta quarta-feira

A data homenageia uma das bebidas mais adoradas do mundo

(Foto: divulgação)
14 de abril: Dia Mundial do Café. E quem é que não gosta de um cafezinho? A data homenageia uma das bebidas mais adoradas do mundo. Seja ele carioca, pingado, cappuccino, americano ou expresso, o café é uma paixão mundial, sem dúvidas.

Algo que não falta na mesa dos brasileiros é o café. Ele faz parte da rotina de muitas pessoas. Mas, há quem prefere comprar uma xícara do produto e tomar no caminho para o trabalho. E há outras pessoas que têm a preferência de tomar a primeira xícara ao chegar ao trabalho. E há um ditado que está na ponta da língua de muitos: a vida começa depois do café.

Juliana é dona de uma cafeteria no centro de Caratinga. Na mesa, há vários modelos de cafeteiras de diversos tamanhos. O café pode ser preparado de algumas maneiras.

Muitos ainda preferem o café tradicional. Por ser produtora de café, Juliana opta por consumir o café da produção.




Por causa da Onda Roxa, o atendimento ao cliente está sendo feito por meio de delivery ou o produto pode ser retirado no balcão, de terça a domingo. A cafeteria fica situada na conhecida “Rua Nova”.

De acordo com uma pesquisa lançada, em Minas Gerais está a maior produção nacional da bebida, que é a segunda mais consumida ao redor do mundo. Junto com o crescente consumo, novas formas para preparar e consumir café chegam e conquistam o mercado.

A região de Caratinga é muito rica na produção de café. A cultura do café foi impulsionada na década de 50, com a instalação de um escritório do Instituto Brasileiro do Café, tornando o município um polo da cafeicultura. O cultivo do café, ao lado do comércio, configura-se como principal fonte de renda do município, porém, a indústria apresentou ascensão a partir da década de 80. Também houve nesse período a expansão de um novo núcleo urbano, paralelo à sede original, devido ao crescimento da malha urbana da Região Metropolitana do Vale do Vale do Aço.

No Brasil, o Dia Nacional do Café é comemorado em 24 de maio.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »