16/04/2021 às 18h25min - Atualizada em 16/04/2021 às 18h25min

Itapemirim inicia voos de certificação para começar operações no Brasil

Na última segunda-feira, o Airbus A320 da companhia operou o primeiro voo entre o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, Região Metropolitana

(Foto: divulgação)
Em trâmites finais para o lançamento da companhia aérea Itapemirim Transportes Aéreos, do Grupo Itapemirim, nesta semana estão sendo realizados voos de certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC, para obtenção do Certificado de Operador Aeronáutico. O documento é um importante passo para que a empresa possa, de fato, iniciar as operações no Brasil.
 
Na última segunda-feira, o Airbus A320 da companhia operou o primeiro voo entre o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, Região Metropolitana. O percurso durou cerca de uma hora. 

Com apenas a equipe operacional a bordo, as simulações aconteceriam até essa quinta-feira nos aeroportos de Salvador, Porto Alegre e Galeão, no Rio de Janeiro.

Outras cidades também devem ser atendidas pela ITA, como Vitória, Curitiba e Florianópolis.

A empresa Itapemirim está em fundação de companhia aérea e por isso, a empresa precisa passar por várias etapas.




A princípio, a empresa, segundo Tiago Senna, espera começar com dez aviões. A companhia pretende utilizar o Aeroporto Internacional de BH como um “hub”, ou seja, uma espécie de centro de operações e conexões. Além do terminal mineiro, outros dois aeroportos serão utilizados pela companhia no mesmo esquema, o de Brasília e o de Guarulhos.

Com o isolamento social, o setor aéreo foi um dos mais prejudicados pela pandemia do novo coronavírus. O lançamento de uma nova companhia deve ser favorável também para o surgimento de vagas de emprego. Em voos como os oferecidos pela Itapemirim, são necessários por aeronave em média 67 funcionários, sejam dentro do veículo ou no trabalho em solo. A abertura de mercado deve consequentemente abrir novos postos de trabalho.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »