10/04/2019 às 16h32min - Atualizada em 10/04/2019 às 16h32min

Banda da PM homenageia idosa que completou 100 anos

Nascida em Simonésia, Dona Elvira foi registrada em Manhuaçu, onde vive e criou uma família que já está na quarta geração.

Um mês inteiro de festa e comemorações pode se resumir assim para dona Elvira Maria Roza, conforme o registro de nascimento datado no século passado, mais precisamente em 08 de março de 1919. Nascida em Simonésia, Dona Elvira foi registrada em Manhuaçu, onde vive e criou uma família que já está na quarta geração.
 
Viúva há mais de 30 anos, dona Elvira mora atualmente no bairro Santana, juntamente com um dos filhos, que após ficar viúvo, no estado do Rio de Janeiro, voltou para o aconchego da mãe, mas todos os dias ela recebe visita dos filhos, netos, bisnetos e tataranetos.
 
Muito lúcida e com uma vida ativa, dona Elvira gosta de se sentir útil, ela toma conta da casa, lava, passa, cozinha e ainda costura como antigamente, usando agulha de mão e não precisa de ajuda para passar a linha.
 
Sobre o segredo para longevidade, a anciã fala que primeiramente é ter fé em Deus e obedecer aos seus mandamentos e ter uma vida regrada com muito amor. “Eu nunca imaginava chegar nesta idade, para mim é um milagre e o meu maior presente é estar podendo comemorar com meus filhos, genros, netos, bisnetos, e até tataranetos”, disse dona Elvira.
 
Mãe de 13 filhos, dos quais 10 ainda estão vivos, 41 netos, 65 bisnetos e 12 tataranetos, dona Elvira celebra a data com muita alegria e as emoções não param, na última semana de março, toda a família se reuniu e fechou o mês com chave de ouro.
 
No dia 28, dia que a família escolheu para celebrar a data, dona Elvira foi agraciada com uma homenagem da Polícia Militar de Minas Gerais, através do 11º Batalhão, num projeto do comando da Unidade de Manhuaçu, que contou com a presença de amigos e familiares na Sala de Música da Banda de Música, onde sob regência do Capitão Adilson, os presentes puderam apreciar músicas que marcaram épocas. “Esse projeto visa realmente aproximar ainda mais a Polícia Militar de Minas Gerais da comunidade e como não podemos estar na casa de todos os aniversariantes como queríamos, nada mais justo que prestar uma homenagem aos centenários de nossa região. Esta foi uma proposta do nosso Comandante, Tenente Coronel Ronaldo Franco, que se inicia justamente com a comemoração dos 100 anos de dona Elvira”, disse Capitão Adilson.
 
Na oportunidade também foram homenageados os militares e funcionários civis do 11º Batalhão que fazem aniversário no primeiro trimestre de 2019 e tendo também como convidado o jovem Pedro Henrique, filho do jornalista Jailton Pereira, que comemorou mais um aniversário no dia 28 de março.
 
Ainda no dia 28, dona Elvira participou de uma missa de Ação de Graças na Matriz de São Lourenço e o final de semana foi totalmente de comemoração, onde todos os familiares e amigos se reuniram em um sítio na zona rural de Reduto para celebrar os 100 anos da matriarca da família Roza.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">