Uma ocorrência que vem sendo atendida constantemente pelo Corpo de Bombeiros e Samu de Caratinga é queda de altura e de própria altura. Em alguns casos, as vítimas preferem se cuidar em casa a ir ao hospital. De acordo com a corporação, só no ano passado, foram registradas 123 ocorrências dessa natureza na cidade. Já neste ano, até o momento, equipes atenderam 37 casos.
As quedas de própria altura geralmente envolvem idosos acima de 60 anos. Tendo em vista que a progressão da idade reduz os reflexos, a massa muscular e a densidade óssea, que muita das vezes, contribui para um problema.
Do outro lado, jovens têm sofrido quedas por consequência do uso excessivo de álcool, por exemplo. Outra vertente é a falta de segurança quando se trata de queda de altura, e maioria tem acontecido em casa.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, OMS, a queda da própria altura é considerada como um problema de saúde pública por conta do alto custo do tratamento. Aparentemente, um tombo bobo pode acarretar numa internação e levar a intervenção cirúrgica, em razão de fraturas, luxações e traumatismo.
Em caso de queda de altura ou de própria altura, ligue para o Corpo de Bombeiros no número 193 ou para o SAMU, no 192. Todo cuidado deve ser redobrado.