09/06/2021 às 16h43min - Atualizada em 09/06/2021 às 16h43min

Campanha incentiva pessoas a doarem de sangue

Com o objetivo de enfatizar a importância do ato, a Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou um cronograma de ações que serão realizadas ao longo da semana

(Foto: divulgação/ Prefeitura de Caratinga)
A Campanha Junho Vermelho tem como proposta incentivar a doação de sangue. Com o objetivo de enfatizar a importância do ato, a Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou um cronograma de ações que serão realizadas ao longo da semana.

A movimentação na conhecida ‘Praça do Calçadão’ era grande na parte da manhã desta quarta-feira (9). Uma tenda montada pela Prefeitura de Caratinga chamava atenção de quem trafegava pelo local. Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde faziam a triagem de algumas que paravam no espaço.

Mas você deve estar se perguntando o que significa essa tenda na praça. Pois bem, é começou a Campanha ‘Junho Vermelho’ que tem a proposta de incentivar às pessoas a doarem sangue.

De acordo com Suellen Alvarenga, diretora de Departamento de Promoção da Saúde, uma das ações da campanha é arrecadar sangue, que será enviado ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Neste caso, como não há um local que realiza a coleta de sangue em Caratinga, os doadores são levados para o Hemominas, em Governador Valadares. A prefeitura disponibilizará um transporte para as pessoas fazerem a doação, conforme data determinada, dias 14 e 15 de junho.




Para fazer a doação de sangue, a pessoa precisa sentir-se com saúde, ter entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 quilos. Mas, Suellen, as pessoas podem doar sangue em qualquer época?
Mas. Há algumas recomendações para o dia de doação: não doe sangue em jejum; faça um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação; não ingerir bebidas alcóolicas nas doze horas que antecedem o ato e evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação. As ações da campanha “Junho Vermelho” acontecem durante todo o mês. Na praça, a tenda estará disponível de segunda a sexta, de 8h às 16h. Lembrando que no próximo sábado, Dia dos Namorados, haverá ação no Mercado Municipal.

Para quem doa são alguns minutos, e para quem recebe é uma vida inteira.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">