10/06/2021 às 17h29min - Atualizada em 10/06/2021 às 17h29min

Erro de digitação de CPF em Entre Folhas impede mulher do RJ de se vacinar contra a covid

Prefeitura divulgou uma nota de esclarecimento informando que o erro foi corrigido

(Foto: reprodução)
Aline Silva Ferreira levou um susto ao tentar se vacinar contra a Covid-19 em unidade de saúde, no último sábado (5), no Rio de Janeiro. Ela é asmática e entrou na fila prioritária de pessoas com comorbidades. Em entrevista a uma emissora carioca, Aline disse que foi uma das primeiras pessoas a chegar na unidade e passou por três triagens: na última, ela foi surpreendida com uma informação de que uma pessoa já havia se vacinada com o número do CPF dela.

Segundo um comprovante que conseguiu, a pessoa que teria se vacinado no lugar dela tomou a segunda dose na cidade de Entre Folhas. Conforme Aline, ela nunca veio a Minas Gerais. Diante do susto, a mulher procurou a Delegacia de Polícia Civil e fez o boletim de ocorrência comunicando o erro. Posteriormente, foi à Polícia Federal, já que o caso envolve o Ministério da Saúde, porém, ela conseguiu apenas o registro da denúncia. Por fim, Aline recorreu à Defensoria Pública, mas não teria conseguido se vacinar. Aline disse que foi ao outro posto, mostrou o boletim de ocorrência e explicou a situação. Mesmo assim foi impedida de ser vacinada.

A secretária de Saúde de Entre Folhas, Renata Barbosa, esclareceu sobre o ocorrido. Ainda de acordo com Renata, imediatamente, a Secretaria de Saúde abriu o Painel Nacional de Imunização, o PNI, e corrigiu os dados da Aline Assis e o erro de digitação e os demais dados.
Após a correção, foi liberada a vacinação da carioca Aline Silva Ferreira, e a secretária entrou em contato com ela para tranquilizá-la e informar que ela pode se vacinar. Renata disse que isso serve de alerta tanto para o município quanto para outros.




NOTA DE ESCLARECIMENTO

Por meio de nota, a Prefeitura de Entre Folhas esclarece “que Aline Silva Ferreira não recebeu nenhuma dose do imunizante contra Covid-19, coronavac/ Butantan, na Unidade do programa de Saúde da Família (PSF) Ailton Silveira Tostes, no Município de Entre Folhas. Houve um erro de digitação na hora de informar os dados da vacinação no Município, no Painel Nacional de Imunização (PNI). Por inconsistência do sistema, os dados de Aline Assis, moradora de Entre Folhas, que recebeu a segunda dose do imunizante no dia 23/04/2021 foram incluídos por engano, no nome de Aline Silva Ferreira. Notificamos a Unidade Regional de Saúde (URS), de Coronel Fabriciano, assim que fomos informados. A Regional liberou o acesso e as informações foram corrigidas no Sistema, possibilitando a moradora do Rio de Janeiro o acesso ao início da imunização contra Covid-19, a partir do momento de quarta, 09/06/2021. A Secretaria de Saúde, Renata Barbosa, lamenta profundamente o ocorrido e se coloca à disposição para maiores esclarecimentos”, diz a nota.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">