01/07/2021 às 17h21min - Atualizada em 01/07/2021 às 17h21min

Câmara arquiva processo de cassação contra vereador que abriu caixão de idoso em Santa Bárbara do Leste

Aprovação para o arquivamento foi de 7 votos a 1

(Foto: reprodução/ Redes Sociais)
A Câmara Municipal de Santa Bárbara do Leste realizou, na noite desta quarta-feira (30), uma reunião que decidiu sobre o julgamento do processo de cassação de um vereador que abriu um caixão no cemitério daquele município, em abril deste ano.
 
A reunião começou com a leitura da denúncia apresentada à Casa Legislativa.
 
A permanência de Wilian Faria, do PT, no cargo foi garantida por 7 votos favoráveis ao arquivamento do processo. O voto contrário do arquivamento foi do vereador Sargento João Paulo dos Santos.
 
Fizeram parte da Comissão Processante, que apurou o caso, os vereadores: Sargento João Paulo dos Santos, relator; Elciene Cristina Gonçalves, presidente; e Claudiney Vicente Pereira, vogal.

"Eu respeito muito a decisão de cada um. Eu trago sempre comigo essa vertente de aqui se trata de uma decisão política. A escolha da maioria deve prevalecer porque se trata de uma democracia. Temos que continuar caminhando junto porque independente de hoje termos votado contra, haverá outras situações que votaremos pelo mesmo pleito, ou seja, a favor da população", ressalta o vereador Sargento João Paulo.
 
"Eu sempre tive confiança. Não posso negar que tive momentos tensos. Acredito que nenhum cidadão sai com o objetivo de errar. A minha tentativa foi defender uma família que queria ver seu ente querido pela última vez. Na votação de hoje, os vereadores agiram de forma correta, ou seja, ouviram o clamor da população. Eles avaliaram e acataram a nossa defesa", disse Wilian Faria, vereador alvo do processo.
 
O processo político-administrativo será arquivado pela Casa Legislativa. Porém, paralelamente, segue um processo criminal, ou seja, ele não será encerrado por força da decisão tomada na reunião. Cabe, agora, a apuração dos órgãos de Justiça para a decisão do processo.
 
PRIMEIRA REUNIÃO
 
No dia 19 de maio, a Câmara Municipal de Santa Bárbara do Leste realizou uma reunião que acolheu a denúncia e abriu uma Comissão Processante contra o vereador por quebra de decoro parlamentar. Outro parlamentar estaria envolvido no caso.
 
Por 5 votos a 3, a denúncia foi acolhida após uma representação por quebra de decoro apresentada por um advogado à Mesa Diretora da Casa.
 
ENTENDA O CASO
 
No dia 25 de abril deste ano, o vereador Wilian Faria abriu o caixão de um idoso, de 91 anos, com um facão no cemitério municipal. O intuito do ato, segundo o parlamentar, era provar que o senhor não havia morrido por Covid-19.
O vídeo divulgado pelo vereador em sua página no Facebook repercutiu nacionalmente.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">