07/07/2021 às 16h04min - Atualizada em 07/07/2021 às 16h04min

Viúva Negra: filme que ainda nem estreou é isca para golpe online

Nilton Kleina
Tecmundo
O longa-metragem Viúva Negra ainda não estreou oficialmente, mas uma falsa cópia do filme da Marvel Studios já virou uma forma de tentar infectar computadores e roubar dados bancários.
 
Segundo as equipes de segurança da Kaspersky, arquivos disfarçados do filme e sites que, na verdade, são um exemplo de phishing foram detectados trazendo o longa-metragem estrelado por Scarlett Johansson como tema.
 
A utilização da produção como isca de golpes acontece desde o ano passado, quando o filme foi adiado devido à pandemia da covid-19. Entretanto, com a chegada da estreia, a companhia de segurança registrou um aumento de 9% nas tentativas de cibercrime.



Ao clicar em links como os descritos na imagem, as vítimas são redirecionadas para páginas que dizer exibir os primeiros minutos do filme. Entretanto, o arquivo é pausado e, para continuar vendo, você precisa realizar um rápido cadastro que inclui credenciais de um cartão de crédito.
 
Como você já deve imaginar, a cobrança é feita sem que você ganhe acesso a qualquer filme. Além disso, as informações repassadas pelo usuário podem ser utilizadas para outras fraudes. Um cibercrime muito parecido foi registrado recentemente envolvendo o desenho animado Rick & Morty e costuma também agir disfarçado de filmes concorrentes ao Oscar.
 
Fique de olho!

Viúva Negra estreia simultaneamente em duas modalidades: o filme chega aos cinemas brasileiros em 8 de julho de 2021, aparecendo para aluguel no Disney+ no dia seguinte, apenas no formato Premier Access. Confira um teaser recente da produção.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">