09/07/2021 às 15h54min - Atualizada em 09/07/2021 às 15h54min

Vendas em supermercados registram alta de 5,32% até maio, aponta pesquisa

Só em maio, houve crescimento de 2,88%

(Foto: Agência Brasil)
Uma pesquisa divulgada, ontem (8), pela Associação Brasileira de Supermercados, ABRAS, apontou que o setor acumulou uma alta real nas vendas de 5,32%, no acumulado de janeiro de maio deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado. Em maio, na comparação do mesmo período do ano passado, houve crescimento de 2,88%. Já em abril, a alta foi de 1,98%.

Para a ABRAS, o desempenho positivo teve influência de um conjunto de fatores. Entre eles, o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na segunda quinzena de maio. Foram depositados R$ 25 bilhões nas contas de 31 milhões de beneficiários. Segundo a associação, o pagamento do auxílio emergencial também contribuiu para o aumento.




Por outro lado, alguns produtos, como o arroz, por exemplo, a cebola e o feijão sofreram uma baixa. O destaque vai para o tomate, que apesar da alta do mês, acumula uma queda de preços de 15,24% no ano. Já a batata acumula quase 30% da queda de janeiro a maio.

Em maio, a cesta básica vendida nos supermercados e composta por 35 itens subiu 1,52% em relação a abril. As maiores altas nos preços foram: tomate, carne, biscoito e farinha de trigo. Em contrapartida, os clientes têm optado por comprar apenas o que falta em casa, ou seja, muitos não fazem a compra semanal e, tampouco, a mensal.

Com os investimentos, houve geração de empregos: 30.883 postos de trabalho foram abertos no setor entre janeiro e maio de 2021 e há previsão de abertura de pelo menos outras 12 lojas. “O investimento que gera emprego acaba voltando para o próprio setor. Os novos funcionários também passam a aplicar parte de sua renda na alimentação da família”, explica a ABRAS.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">