19/07/2021 às 17h05min - Atualizada em 19/07/2021 às 17h05min

Pesquisadores querem oferecer teste de covid-19 mais barato ao SUS

A meta agora é conseguir parceiros e disponibilizar os novos testes na rede pública de saúde

(Foto: divulgação)
O PCR para verificar a infecção com o coronavírus pode pesar no bolso. Em média, o procedimento custa mais de R$ 100 nas farmácias. 

Hoje, nem todo mundo tem o dinheiro imediato para pagar o RT-PCR. Mas a situação pode mudar: a Universidade Federal do Rio de Janeiro desenvolveu um teste para a Covid-19 que custa R$ 30 e entrega o resultado em menos de uma hora. O projeto analisa  a presença do vírus em amostras de saliva e secreção nasal. A ideia é identificar pedaços do RNA do coronavírus com tubos de ensaio a cerca de 60º Celsius em banho-maria. Estudos realizados com 60 pacientes demosntraram que o método é eficaz quando comparado ao uso do PCR.




Por trabalhar a partir da coleta de saliva, o procedimento é menos invasivo e pode ser mais adequado a testagem de crianças.  A meta agora é conseguir parceiros e disponibilizar os novos testes na rede pública de saúde. Ampliar a testagem é uma possibilidade de se combater também as novas variantes, já que seria possível, a partir do diagnóstico fazer o isolamento social e conter a disseminação do vírus.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">