25/08/2021 às 17h24min - Atualizada em 25/08/2021 às 17h24min

AMAC Lar dos Meninos completa 25 anos de atuação em Caratinga

Localizada na rua José Carlos Pereira, 636, no bairro Nossa Senhora Aparecida, a Associação Amigos dos Meninos Assistidos de Caratinga, a AMAC, hoje também conhecida como Lar dos Meninos, completa 25 anos de atuação no próximo dia 28 de agosto. Em seu segundo ano à frente da presidência da AMAC Lar dos Meninos, Júlio César Ribeiro Alves, se sente honrado pela oportunidade de fazer parte desta história e do trabalho de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
“A comemoração destes 25 anos é com muita alegria devido ao fato da AMAC, durante esse período, ter enfrentado muitas dificuldades e várias tribulações. Em um determinado tempo, a AMAC não estava sediada onde está hoje, então, as crianças viviam em um lar que não era adequado para elas. Graças a Deus e aos doadores também, nós pudemos retornar para este lar de acolhimento, com esta nova estrutura, que disponibilizamos atualmente para as crianças”, comentou o presidente.



A AMAC Lar dos Meninos abriga crianças e adolescentes de 1 a 18 anos afastados do convívio familiar por decisão do juiz, seja por abandono ou situação de risco pessoal e social. O acolhimento é uma medida provisória e excepcional prevista pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). As crianças e os adolescentes permanecem acolhidos até sua reintegração familiar ou colocação em família substituta.
A AMAC Lar dos Meninos tem capacidade para abrigar 20 acolhidos e, atualmente, seis crianças e adolescentes vivem no local. A instituição, segundo Júlio César, também tem uma parceria com a Fundação Educacional Cidade dos Meninos (FUNCIME), que é responsável por executar o Programa Jovem Aprendiz, com o objetivo de inserir os jovens no mercado de trabalho. “Tratamos essas crianças como se fossem nossos filhos. Então, dentro desse processo, nós temos a parte do encaminhamento ao mercado de trabalho. Temos uma parceria com a FUNCIME, inclusive, um dos nossos assistidos hoje, ele está trabalhando no Coelho Diniz, por meio da FUNCIME, que fez este encaminhamento. Nós cuidamos do acolhido desde o momento em que ele chega e, caso ele não retorne para o seu lar, acompanhamos até a maior idade e já o ingressa no mercado de trabalho”, ressaltou.
Fundada em 1996, A AMAC Lar do Meninos é uma instituição sem fins lucrativos, de caráter de assistência social, e conta com um total de nove colaboradores. Apesar de receber repasse financeiro feito pelo poder público municipal, não é suficiente para cobrir as despesas. A instituição se mantém em sua maior por meio de doações da população.
Os interessados em ajudar podem procurar a AMAC Lar dos Meninos pelo telefone (33) 3329-8085, pelo WhatsApp (33) 98805-2756 ou na página “AMAC Caratinga”, no Instagram (@amaccaratinga).



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">