03/09/2021 às 17h43min - Atualizada em 03/09/2021 às 17h43min

Secretaria de Saúde de Caratinga inicia vacinação contra a raiva para cães e gatos

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Caratinga, a estimativa é que sejam vacinados 16.600 animais, entre cães e gatos este ano. A campanha de vacinação antirrábica animal começou dia 1º de setembro e termina em 29 de outubro. Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda transmitida, principalmente, por meio da mordedura, arranhadura ou lambedura dos animais infectados. Trata-se de uma zoonose, ou seja, um tipo de doença que pode ser transmitida do animal para o homem.
A prefeitura iniciou a vacinação da população animal nos distritos. Segundo a programação definida pelo município, até 10 de setembro, a campanha acontece em São Cândido; entre os dias 13 a 17 de setembro em Cordeiro de Minas; de 20 a 24 de setembro em Santo Antônio do Manhuaçu; de 20 a 22 de setembro em São João do Jacutinga; de 27 de setembro a 1º de outubro em Patrocínio; dia 2 de outubro será o Dia D em Caratinga; de 4 a 8 de outubro em Santa Luzia; de 13 a 16 de outubro em Sapucaia; de 18 a 22 de outubro em Dom Lara e Dom Modesto; e de 25 a 29 de outubro em Santa Efigênia.
A vacinação anual de cães e gatos é eficaz na prevenção da raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana. No caso de agressão por parte de algum animal, a assistência médica deve ser procurada o mais rápido possível.
A partir das campanhas de vacinação antirrábica, Minas Gerais vem registrando apenas casos isolados da doença, sendo que os dois últimos datam do ano de 2006, quando o vírus foi transmitido por animais silvestres.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">