08/09/2021 às 18h00min - Atualizada em 08/09/2021 às 18h00min

Incêndio atinge ferro-velho e ameaça residências em Bom Jesus do Galho

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a suspeita é de que o fogo que consumia uma mata nos fundos do local tenha causado o incêndio

Ferro-velho ficou completamente destruído (Foto: Fábio Teodoro/ TV Sistec)
Um incêndio atingiu um ferro velho e ameaçou duas residências, nesta manhã de terça-feira (7/9), na rua José Altivo Rocha, no centro de Bom Jesus do Galho. 

O Corpo de Bombeiros foi acionado, via 193, pela Polícia Militar, por volta das 10h, para o atendimento da ocorrência. Segundo sargento Lúcio, bombeiro militar, ao chegar ao local, um caminhão-pipa havia sido utilizado para o combate às chamas. Como o fogo já estava sob controle, os bombeiros fizeram o trabalho de rescaldo e uma avaliação das casas ao lado do ferro-velho, para verificar se tinha algum risco de reignição do fogo. 




A suspeita é a de que o fogo, que atingiu uma área de vegetação nos fundos do ferro-velho, tenha se aproximado do estabelecimento, provocando o incêndio. 

"De acordo com relato da vizinhança, o incêndio começou na mata atrás do ferro-velho, veio descendo e pegou o interior do local, onde tinha muito papel e muita coisa embrulhada, bem próximo das casas, colocando em risco as duas residências laterais", disse sargento Lúcio. 
O ferro-velho foi totalmente consumido pelas chamas e o incêndio causou danos à estrutura de uma das residências. Os bombeiros verificaram trincas em dois pavimentos, o forro de PVC foi derretido e telhas também foram queimadas.

Durante incêndio, os moradores tiraram os móveis às pressas de dentro da casa e colocaram na rua, no intuito de salvar os seus pertences. Na ocasião, sargento Lúcio deixou alerta para a população, uma vez que as queimadas e os incêndios florestais aumentam nesta época do ano, podendo colocar pessoas e imóveis em risco, além de causar sérios danos ao meio ambiente. 

"O alerta que fazemos é que as casas,  onde têm lote baldio ao lado ou que ficam próximas de mata, que se façam aceiros. O aceiro é a prevenção no entorno da residência. Por outro lado também, queimadas nessa época, mesmo seja controlada, tem que tomar muito cuidado. Época de estiagem é muito seco, e, às vezes, a pessoa vai tentar queimar um lixo próximo da casa e pode perder o controle. Perdendo o controle, pode colocar em risco residências. Nesse caso, começou na mata, no lote atrás das residências. Não se sabe se foi criminoso ou não ou do clima muito seco. Mas, por exemplo, dependendo do horário, com as pessoas dentro de casa, e devido ao acúmulo de material no ferro-velho, poderia até mesmo por gases emanados para o interior da residência, asfixiar alguma pessoa e colocar a vida desses moradores do local em risco".

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">