10/09/2021 às 16h34min - Atualizada em 10/09/2021 às 16h34min

Setembro Amarelo busca conscientizar as pessoas sobre o suicídio e valorizar a vida

Brasil registra cerca de 13 mil suicídios por ano

(Foto: divulgação)
A campanha Setembro Amarelo foi criada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria, ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina. Oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado no dia 10 de setembro, mas as ações ocorrem durante todo o ano.

A campanha Setembro Amarelo acende o alerta para os cuidados com uma série de sinais e sintomas de pensamentos suicidas. Um dos transtornos mentais que levam ao suicídio é a depressão. Mas você sabe o que é depressão e quais os sintomas?




Abordar uma pessoa que está em risco de suicídio começa conversando com ela e saber em que nível ela está: se leve, moderado ou grave. Mas a primeira coisa a se fazer é ter um diagnóstico correto para iniciar o tratamento.

Débora Diniz é hipnoterapeuta. Ela sofreu depressão, por alguns anos, e tentou o suicídio por duas vezes. Ela recebeu ajuda e se ajudou. Nas palavras dela, ela foi resgatada de todos os abusos e abandono, e recebeu o amor e proteção. Débora venceu a doença.


Débora Diniz venceu a depressão (Foto: reprodução/ TV SISTEC)

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, OMS, o Brasil estaciona em oitavo lugar em número de suicídios. Por ano, o país registra mais 13 mil suicídios. A cada 40 segundos, uma pessoa tira sua própria vida. Cerca de 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar, está a depressão. Mas os números podem ser bem maiores, em decorrência das subnotificações. O confinamento social também tem colaborado para o aumento da depressão, como acredita o psicólogo Moisés Vieira.

Psicólogo Moisés Vieira (Foto: Miguel Bráz/ TV SISTEC)

Neste caso, mesmo que a pessoa não queira, é essencial que a família e amigos se aproximem com o propósito de ajudar. Isso demonstra uma forma de valorizar a vida da pessoa que sofre com a depressão. Converse, ajude e valorize.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">