De acordo com a ABRAS, Associação Brasileira de Supermercados, em junho, o índice Nacional de Consumo das Famílias nos Lares Brasileiros havia detectado baixa de 0,68% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Por outro lado, a associação disse que o crescimento mensal pode ser atribuído ao pagamento de R$ 5, 5 bilhões da quarta parcela do Auxílio Emergencial.
O gerente de Marketing de um supermercado no Centro de Caratinga, Laio Moura, disse que viu o aumento do consumo das famílias, e destaca alguns fatores que podem haver contribuído para o crescimento.
O levantamento da ABRAS apontou também que a cesta básica sofreu um aumento de 0,96% em relação a junho. Comparado a período igual do ano passado, a alta foi de 23,14%. A associação ainda esclareceu que muitos produtos encareceram no acumulado de 2021 como: o açúcar, ovo, carne, café, frango e o feijão, por exemplo. No mesmo período, preço do arroz, do pernil e óleo de soja sofreu uma queda nos preços.
Por fim, a ABRAS informou que o movimento de preços está ocorrendo em todo o país. A entidade ressaltou que nos últimos 12 meses, foi identificado um aumento em virtude da exportação de alguns produtos com maior procura e, em função do câmbio que foi bastante favorável.