13/09/2021 às 16h23min - Atualizada em 13/09/2021 às 16h23min

Consumo das famílias em supermercados cresce quase 5% em julho

Aumento pode ser atribuído ao pagamento do auxílio emergencial

Agência Brasil
(Foto: Miguel Bráz/ TV SISTEC)
De acordo com a ABRAS, Associação Brasileira de Supermercados, em junho, o índice Nacional de Consumo das Famílias nos Lares Brasileiros havia detectado baixa de 0,68% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Por outro lado, a associação disse que o crescimento mensal pode ser atribuído ao pagamento de R$ 5, 5 bilhões da quarta parcela do Auxílio Emergencial.

O gerente de Marketing de um supermercado no Centro de Caratinga, Laio Moura, disse que viu o aumento do consumo das famílias, e destaca alguns fatores que podem haver contribuído para o crescimento.




O levantamento da ABRAS apontou também que a cesta básica sofreu um aumento de 0,96% em relação a junho. Comparado a período igual do ano passado, a alta foi de 23,14%. A associação ainda esclareceu que muitos produtos encareceram no acumulado de 2021 como: o açúcar, ovo, carne, café, frango e o feijão, por exemplo. No mesmo período, preço do arroz, do pernil e óleo de soja sofreu uma queda nos preços.

Por fim, a ABRAS informou que o movimento de preços está ocorrendo em todo o país. A entidade ressaltou que nos últimos 12 meses, foi identificado um aumento em virtude da exportação de alguns produtos com maior procura e, em função do câmbio que foi bastante favorável.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">