16/09/2021 às 09h41min - Atualizada em 16/09/2021 às 09h41min

POLÍCIA MILITAR DE CARATINGA ALERTA PARA CASOS DE GOLPES VIRTUAIS NA CIDADE

Os golpes pela internet tem sido cada vez mais frequentes em Caratinga. Desde o início da pandemia, a maior parte das compras e transferências passaram para o meio digital, e isso virou um prato cheio para os estelionatários. 

As compras online deram um grande salto durante a pandemia, estima-se que subiram 30% durante o período. Além disso, o próprio estado vem incentivando a população a pagar contas e solicitar serviços pelo meio virtual. Esse fenômeno abriu espaço também para os golpistas, já que muita gente inexperiente, do dia pra noite, se viu empurrado pela tecnologia. De acordo com o tenente Fábio, do 62º BPMMG, esses crimes vêm crescendo em Caratinga, e chama a atenção, aqueles que são praticados usando o PIX. 

Se por um lado o PIX trouxe rapidez nas transferências, por outro, ele cria uma situação muito insegura. Essa ferramenta isenta a instituição de toda a responsabilidade. Ou seja, quem cometer um equívoco não pode reclamar para o banco. Por isso, esse sistema vem abrindo margem para estelionatários, que inclusive criam empresas fantasmas, para se aproveitar do desconhecimento de alguns. 

Também por meio de aplicativos de mensagens, esses criminosos se passam por alguma empresa ou órgão público para pedir dados pessoais. Isso pode ser outro erro fatal. Na dúvida, nunca envie, e sempre procure saber se essa instituição é verdadeira. Com relação às transferências bancárias, fazer presencialmente e guardar o comprovante continua sendo a forma mais segura. 

O tenente conta que os registros de roubo em saidinhas de banco caíram na cidade, o que mostra essa tendência de os criminosos estarem mais presentes na internet. Caso seja vítima, ou perceba uma situação suspeita, é importante sempre procurar a PM pelo 190, ou diretamente nas bases comunitárias móveis. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">