22/09/2021 às 15h23min - Atualizada em 22/09/2021 às 15h23min

Roncar é normal?

Roncar não é normal e pode ter associação com problemas sérios de saúde como a apneia obstrutiva do sono

Brasil 61
(Foto: reprodução/ Doutor Ajuda)

O ronco nada mais é do que uma manifestação sonora da vibração de estruturas, como exemplo, músculos e mucosas da garganta ou obstruções na região da rinofaringe e cerca de 50% da população de meia idade ronca. É comum o roncador buscar ajuda profissional devido o desconforto social que sofre. Roncar não é normal e pode ter associação com problemas sérios de saúde como a apneia obstrutiva do sono. 

Há diversos tipos de ronco, com características diferentes que depende da intensidade e da frequência em que ocorre, mas mesmo aquele ronco de leve intensidade não exclui problemas relacionados ao sono e precisa de avaliação médica. Além do mais, algumas situações podem intensificar o som do ronco: uso de bebidas alcóolicas, dormir de barriga para cima, obesidade ou mesmo problemas no nariz como a rinite. 

Se para os adultos esse cenário é preocupante, para as crianças roncar tem impacto ainda maior na saúde. A grande maioria dos casos de ronco na infância é causada pelo crescimento das amígdalas e da adenoide, ocasionando em:

  • Cansaço
  • Agitação
  • Dificuldade de concentração
  • Respiração pela boca

O ronco tem tratamento e vai depender da presença ou não da apneia e das alterações observadas em cada indivíduo. Converse com seu médico, de preferência um médico do sono. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">