29/09/2021 às 16h59min - Atualizada em 29/09/2021 às 16h59min

Casas e ruas são inundadas por lama após filtro da Copasa transbordar em Caratinga

Filtro da Estação de Tratamento de Água transbordou durante a madrugada desta quarta-feira

Miguel Bráz
Uma das casas inundadas pela lama (Foto: Miguel Bráz/ TV SISTEC)
De acordo com os moradores, por volta das 2h, foi ouvido um barulho. A enxurrada de lama misturada com sólidos desceu pela via e atingiu várias residências. O desespero tomou conta dos moradores. Outras ruas também foram afetadas.

O que houve, segundo a Copasa, foi extravasamento do filtro da Estação de Tratamento de Água da Copasa. A via Frei Venâncio precisou ser interditada por algumas horas para o trabalho de limpeza.


A rua Frei Venâncio ficou inundada durante a madrugada (Foto: Miguel Bráz/ TV SISTEC)

Daniella Alves, uma das moradoras da rua, e disse que ouviu o barulho de madrugada. Ela pensou que podia ser chuva, mas quando abriu a janela de casa, viu a lama descendo rua abaixo.

Uma das casas afetadas fica na parte baixa da via. A escadaria estava com os rejeitos da lama. Os moradores disseram que por causa da situação, uma funcionária da prefeitura caiu e machucou a perna ao realizar o atendimento da dona do imóvel. Agora, a insegurança toma conta dos residentes da Frei Venâncio.




Os transtornos atingiram outras ruas, como esta por exemplo, que dá acesso à BR-116, no bairro Esplanada.

No momento em que nossa equipe de reportagem estava no local, funcionários da Copasa faziam a limpeza das vias sujas de lama. Por meio de nota, a companhia informou que “A Copasa informa que houve um extravasamento do filtro da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Caratinga na madrugada desta quarta-feira (29/09). A Companhia esclarece que a manutenção do filtro foi concluída na manhã de hoje (29/09) e uma equipe está realizando a limpeza das vias.”.

Os moradores disseram que o reservatório está sendo construído há cerca de seis meses. Agora, eles aguardam uma resposta justa das autoridades.

A empresa também foi questionada o que será feito em relação aos moradores que tiveram suas casas afetadas pela lama em decorrência do extravasamento do filtro. Porém, até o fechamento dessa reportagem, a empresa não se manifestou.
 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">