Segundo a Polícia Civil, no dia dos fatos, os suspeitos, que são irmãos, assassinaram o pedreiro José Milton Carvalho de Assis, de 58 anos, com golpes de um instrumento cortante. O homicídio ocorreu no dia 19 de julho deste ano, em Sapucaia, distrito de Caratinga.
O crime foi motivado por disputa de uma propriedade rural, onde a vítima estava trabalhando, após ser contratada pela atual proprietária do terreno que os autores reivindicam a propriedade.
Durante as investigações, foram cumpridos contra os suspeitos mandados de prisão temporária, estando ambos presos no Presídio de Caratinga. Também foi cumprido um mandado de busca e apreensão para recuperar o celular da vítima que havia desaparecido da cena do crime.
A Polícia Civil informou que, posteriormente, o mototaxista vendeu o celular da vítima para uma terceira pessoa, a qual estava na posse do telefone. O mototaxista e o suspeito, que estava com o celular, respondem um inquérito policial para apuração de suas condutas. Os investigados pela morte de José Milton foram indiciados pelos crimes de homicídio e furto qualificado, bem como a Polícia Civil representou pela prisão preventiva deles.