06/10/2021 às 16h29min - Atualizada em 06/10/2021 às 16h29min

12 de Outubro: devotos farão peregrinação até a igrejinha do Deus-me-Livre, em Santa Bárbara do Leste

Evento visa arrecadar alimentos para hospital de Caratinga

Miguel Bráz
(Foto: divulgação/ Assessoria da Paróquia de Santa Bárbara do Leste)
A Igreja Católica celebra na próxima terça-feira, 12 de outubro, o dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. Em vários lugares, acontecem celebrações, procissões, caminhadas e romarias. Há décadas, na paróquia de Santa Bárbara, mais precisamente no Alto dos Ferreiras, que é a Serra dos Turcos, há uma capelinha conhecida como Igreja do Deus-me-Livre. Programação para o dia 12 é o que não falta, como explicou o pároco de Santa Bárbara, Valcy Soares.

“A paróquia, de algum tempo pra cá, tomou a iniciativa de organizar uma equipe para ao longo do percurso servir água para os peregrinos. Também há uma campanha de conscientização em relação ao descarte adequado do lixo. Este ano, tivemos a iniciativa de ampliar um pouco mais: colocamos um gesto concreto para arrecadar alimentos em prol do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. O nosso pedido e que todo o peregrino que participar e puder que leve um quilo de alimento não perecível. Posteriormente, esses alimentos serão entregues para o hospital”, explicou padre Valcy.




Ao longo do percurso, serão oferecidos lanches e água aos peregrinos. Outro ponto citado pelo padre é em relação a soltura de fogos de artifícios. Embora, seja tradicional soltar foguetes em dias festivos pela Igreja Católica. Por se tratar de um período muito seco e de muitas queimadas, o pedido é bem simples.

“Nós pedimos que as pessoas evitem soltar fogos de artifícios, principalmente por se tratar de um período muito seco e, normalmente, acontece queimadas. O nosso grande objetivo é marcar presença ao longo do percurso para a igrejinha”, destacou.

Por se tratar de uma igreja bem pequena, o local não é apropriado para celebrações. O local é marcado para as peregrinações e orações pessoais.

Bem no alto da Serra dos Turcos, entre árvores e com uma visão que se perde entre o mar de morros, a Igrejinha do Deus-me-Livre, sob comando da paróquia de Santa Bárbara, atrai devotos de várias cidades e de outros estados. Claro, o lugar também é frequentado por turistas.


Igrejinha do Deus-me-Livre na Serra dos Turcos (Foto: Apollo Vieira)

Conta-se que a igreja, em promessa a Nossa Senhora Aparecida, foi construída em restauração da saúde de uma mulher. Acredita-se que a capela recebe o nome de Deus-me-Livre justamente por ser distante da cidade, ou seja, requer grande esforço para chegar ao local.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »