07/10/2021 às 08h47min - Atualizada em 07/10/2021 às 08h47min

ANIMAIS SEM RAÇA DEFINIDA DE FAMÍLIAS COM CADASTRO SOCIAL PODERÃO SER CASTRADOS

As atividades iniciaram na última terça-feira (5), com a castração de animais que estão sob cuidados de protetores. Estima-se que 50 cirurgias sejam feitas nesta primeira etapa. No mesmo dia, foi aberto um cadastro online para que o procedimento seja ampliado para outros cães e gatos, a partir da semana que vem. O trabalho está sendo coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde e conta com a atuação de uma equipe de profissionais do Canil Municipal.

O veterinário diz que a expectativa é de realizar dez cirurgias por dia na próxima etapa. Após a análise dos cadastros, os profissionais irão agendar as próximas castrações. Nesse caso, os atendimentos serão itinerantes e, de acordo com o secretário municipal de Saúde, vão acontecer por bairros de acordo com a demanda de cada localidade.

De acordo com a prefeitura, foram investidos, aproximadamente, R$ 170 mil de recursos municipais nesta iniciativa. A Unidade Móvel de Castração possui uma sala de cirurgia onde os animais serão castrados; e uma de pós-operatório, onde passarão por recuperação com acompanhamento dos profissionais. 

Essa iniciativa tem cunho social, portanto não contemplará as pessoas que tem condições de pagar pela cirurgia. Os requisitos para o cadastro são: ter mais de 18 anos; morar em Caratinga; ser inscrito no Cadastro Único; ser membro de família de baixa renda; apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Já os animais a serem castrados deverão ter idade superior a 6 meses e inferior a 10 anos e não possuir raça definida.

Caratinga tem centenas de animais abandonados sofrendo pelas ruas da cidade. Destacam os cachorros, que estão, cada vez mais, se procriando e aumentando esse número alarmante. 

A castração em massa é uma solução para o controle populacional e, de acordo com o secretário de Saúde, esse serviço também deverá ser feito a partir de agora. 

Os interessados em fazer a castração de cães e gatos devem realizar o cadastro no site da Prefeitura de Caratinga pelo endereço: www.caratinga.mg.gov.br. Quem tiver alguma dificuldade de acesso à internet, pode procurar a tenda montada na praça da Estação que conta com funcionários disponíveis para fazer essa inscrição.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">