11/10/2021 às 11h08min - Atualizada em 11/10/2021 às 11h08min

FISICULTURISTA CARATINGUENSE DISPUTA CAMPEONATO NO ESPÍRITO SANTO

Alan Lopes, mais conhecido como ‘Padrin’, vai representar Caratinga no Mr. Capixaba, uma disputa regional, que além do Espírito Santo, leva atletas de Minas e do Rio de Janeiro. O campeonato é organizado pela Federação de Fisiculturismo do Brasil (IFBB), entidade máximo do esporte no país. Os seis melhores colocados ganharão ainda a tão sonhada vaga para subir num palco nacional. Esse tem sido o grande objetivo do Alan, que há dois anos está se dedicando para apresentar o melhor físico para os jurados.  

Essa não é a primeira competição do fisiculturista. Em 2019, ele foi destaque como estreante do mesmo campeonato e ficou em segundo lugar na categoria principal. Hoje ele é bolsista de um programa da prefeitura que incentiva atletas em diversas modalidades. Alan conta que já passou por diversas profissões até se encontrar no esporte. Na verdade, foi um reencontro, podemos dizer. Já que o esforço corporal sempre esteve presente na vida do atleta.

E esse histórico ajudou muito no desenvolvimento do atleta. Desde o primeiro momento na academia, seu treinador percebeu um grande potencial no Alan, que respondeu com muita dedicação. O preparador do Padrin tem história no fisiculturismo mineiro e há alguns anos decidiu passar para o backstage do esporte. Hoje, o “Dayvid da Academia”, pioneiro em Caratinga, divide com seus alunos a experiência das vezes em que subiu nos palcos e levantou troféus.

Nas duas últimas décadas, o interesse das pessoas por atividades físicas aumentou expressivamente. De acordo com uma pesquisa elaborada pelo Ministério da Saúde, a quantidade de atletas cresceu 194% de 2006 a 2017. Entre os exercícios mais praticados pelos brasileiros, a musculação (17,7%) perde apenas para caminhada (33,6%). O futebol, conhecido como a paixão nacional, ficou em terceiro lugar (11,7%). Em 2020, um levantamento internacional mostrou que existem mais de 29.000 academias no Brasil. Esse número já foi muito maior, mas caiu 15% durante a pandemia. Mesmo assim, somos o segundo país do mundo com maior concentração desse mercado, que movimenta mais de $2 bilhões de dólares.

O fisiculturismo é uma modalidade competitiva que valoriza aspectos corporais, como o volume muscular, a definição e a simetria. Quando falamos de competições em alto nível, como é o caso, a plena saúde pode ficar em segundo plano. Embora pareça um paradoxo, já que o atleta se alimenta bem e faz atividade física, o problema é que, no campeonato, o fisiculturista leva o corpo ao extremo. Isto é, utiliza de estratégias físicas e nutritivas para extrair o melhor do corpo que, em situações normais, não seria possível.

O Alan sobe no palco do Mr. Capixaba, em Vitória-ES, no próximo sábado (9). A competição inicia a partir de meio dia, e a transmissão ao vivo pode ser encontrada na internet. Além disso, para que quiser acompanhar o momento da apresentação do Padrin, pode ficar atento na página do atleta no Instagram, que é: @alanpadrin. Daqui, Caratinga fica na torcida para que mais um representante do esporte traga pra casa um troféu. Independente disso, todos que acompanham de perto o esforço do Alan, sabem que ele já é um campeão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">