13/10/2021 às 16h31min - Atualizada em 13/10/2021 às 16h31min

Fiéis católicos celebram dia de Nossa Senhora Aparecida na Santinha

O local, situado na BR-116, ficou movimentado durante todo o dia, e os romeiros agradeceram pelas graças alcançadas

Miguel Bráz
Romeiros durante o dia da padroeira na Santinha (Foto: Miguel Bráz/ TV SISTEC)
O dia 12 de outubro é muito especial para os fiéis católicos brasileiros. A igreja celebra Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Cada paróquia da Diocese de Caratinga celebrou a data conforme o programado. Um dos locais que registrou grande movimentação foi a Gruta da Santinha, entre Caratinga e Ubaporanga.

O local, situado na BR-116, ficou movimentado durante todo o dia. Romeiros da região de Caratinga se prepararam para a data e passaram o dia 12 na gruta. Foram quatro missas celebradas: às 6h; 8h; 10h e 15h. 




Marta Lúcia Soares é da paróquia de São José, em Caratinga, e esta foi a primeira vez que ela passou o dia na Gruta de Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Santinha. Para ela, a data tem um grande significado. “É um momento de ação de graças, de oração, de compartilhar com as outras pessoas. É a primeira que venho e vou ficar o dia inteiro, e nem a chuva nos atrapalha porque nossa fé é muito grande”, disse.

A Gruta da Santinha pertence a paróquia São Domingos de Gusmão, em Ubaporanga. No ano passado, não foi possível realizar a romaria em virtude da situação da pandemia do novo coronavírus. O padre responsável, Elias Garcia, conversou com a reportagem da TV Sistec e falou sobre a importância do evento no local. 

“No ano passado, não fizemos a peregrinação. Mas neste ano, muitos cristãos católicos da região de Caratinga passaram pela grutinha de Nossa Senhora Aparecida. Tivemos quatro missas, e foi um momento muito bonito, festivo e emocionante para os nossos fiéis”, comentou.

Para colaborar com a segurança dos romeiros, a Polícia Rodoviária Federal, PRF, esteve no local durante todo o tempo para o controle do trânsito. A Polícia Militar e uma equipe do Grupamento Resgate Ubaporanga também colaboraram para que o evento ocorresse de forma segura. 

Nenhuma ocorrência de natureza grave havia sido registrada.
Outras paróquias da diocese realizaram novenas e tríduos em preparação para a dia de Nossa Senhora Aparecida. Procissões, passeatas e carreatas foram promovidas pelas comunidades católicas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »