18/10/2021 às 11h44min - Atualizada em 18/10/2021 às 11h44min

Defesa Civil de Caratinga aciona sirene de alerta para simulação

O teste foi realizado na última sexta-feira

Miguel Bráz
A sirene fica no topo de um prédio no centro da cidade (Foto: Miguel Bráz/ TV SISTEC)
A Defesa Civil de Caratinga realizou um simulado, na última sexta-feira (15). O departamento acionou a sirene de alerta instalada num prédio no centro da cidade. 

João Henrique da Silva, do departamento da Defesa Civil, explicou sobre o simulado. “Foi um exercício simulado. A gente não tem nenhum alerta de inundação no nosso município. Isso é só um teste pra gente saber qual vai ser o alcance, e obter depois um feedback das pessoas que moram em áreas ribeirinhas”, explicou.




Por ora, a sirene está instalada no topo de um prédio no centro de Caratinga. Mas a estratégia, futuramente, é coloca-la num ponto mais alto. João Henrique ainda frisou que há uma sirene auxiliar na Cemig, que foi acionada no mesmo tempo. 

João disse que “a sirene é uma ação preventiva quando há um alerta de inundação no município. Com o acionamento dela, a gente tem uma base de uma hora a uma hora e meia para os moradores tentarem retirar algum bem que seja mais importante para estarem saindo da área de inundação.”

Há muitos anos, Caratinga possui uma sirene de alerta, e conta com um monitoramento bem efetivo com algumas câmeras e pluviômetros.
 
A Defesa Civil pediu que a população entrasse em contato pelos seus canais de atendimento para informar se o som da sirene foi ouvido. Os contatos podem ser feitos pelo telefone 199 ou pelo WhatsApp 33 3329-8043.

PREVISÃO DE CHUVA PARA OS PRÓXIMOS

Segundo a Defesa Civil, há previsão de chuva para a região de Caratinga para os próximos dias. Caso houver alguma previsão para chuvas severas, o órgão comunicará o alerta por meio dos canais e redes sociais da prefeitura.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »