19/10/2021 às 16h47min - Atualizada em 19/10/2021 às 16h47min

Diocese de Caratinga se prepara para o Sínodo 2023

O tema é ‘Escutar o Povo de Deus’

(Foto: Miguel Bráz/ TV SISTEC)
Na última sexta-feira (15), leigos da Diocese de Caratinga se reuniram para uma formação para dar início aos trabalhos de preparação do sínodo 2023. A iniciativa é do Papa Francisco, e o sínodo é realizado em todo o mundo. O tema é ‘Escutar o Povo de Deus’.



O encontro de formação aconteceu no salão da Igreja Matriz de São Judas Tadeu, no bairro Limoeiro, com a presença de padres, o bispo da Diocese de Caratinga, Dom Emanuel, e demais representantes religiosos. A primeira fase do sínodo ocorre nas dioceses. Posteriormente, vêm as fases continental e a universal. Padre Patrício Geraldo Fialho explicou o que se trata o sínodo.

Bispo da Diocese de Caratinga, Dom Emanuel, participou do evento (Foto: Miguel Bráz/ TV SISTEC)

“Esse sínodo trata da união da Igreja Católica. A igreja é chamada à união, comunhão e participação. Desde o início, ela [igreja] vive a sinodalidade. Este é um sínodo universal, que abrange a igreja do mundo inteiro. O Papa Francisco convida toda igreja a refletir e, acima de tudo, escutar o povo de Deus”, explica.

Segundo o padre, vários temas serão debatidos durante o sínodo. Os três principais são: Comunhão, Participação e Missão. O sínodo não envolverá só os cristãos católicos, mas todos os segmentos da sociedade.

A princípio, acontece a fase diocesana, que vai até março de 2022. Posteriormente, serão feitas formações de equipes para executar os trabalhos dentro das paróquias. 

O QUE É UM SÍNODO

O Sínodo é uma instituição permanente da Igreja Católica, que consiste em uma assembleia de bispos que representa o episcopado católico junto ao papa. Essa instituição permanente é convocada sempre quando surge uma necessidade específica que visa buscar soluções para serem aplicadas pela igreja em todo o mundo. 

PROGRAMAÇÃO NA DIOCESE DE CARATINGA

Está prevista para o próximo dia 24 de outubro, uma formação da equipe diocesana, no Seminário, de 9h às 17h. Para novembro, atividades nas paróquias e comunidades. Os trabalhos paroquiais estão previstos para ser concluídos em janeiro, e o envio do relatório diocesano, em março do ano que vem.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">