20/10/2021 às 09h29min - Atualizada em 20/10/2021 às 09h29min

CÂMARA DOS VEREADORES DE CARATINGA TEM REUNIÃO COMEMORATIVA COM A PRESENÇA DE DEPUTADOS ESTADUAIS

A reunião da Câmara dos Vereadores de Caratinga na última segunda-feira (18) foi repleta de homenagens. Além de membros da sociedade civil que receberam moções de louvor, o encontro do legislativo comemorou os 85 anos da Rede de Ensino Doctum. Dois deputados da Assembleia Legislativa mineira estiveram presentes e saudaram os vereadores da cidade.

Antes do início oficial da reunião, a vereadora Giuliane Quintino concedeu dezenas de moções de louvor e aplauso para cidadãos caratinguenses. Ela homenageou artistas, representantes do esporte, comerciantes do bairro Santa Cruz, militantes dos Direitos Humanos e líderes de religiões de matrizes africanas, como o candomblé e a umbanda.
Rodrigo Xavier é professor e também líder religioso. Ele explica que a umbanda tem muitos adeptos em Caratinga, mas que ainda sofrem preconceito por parte da população da cidade. O pai de santo acredita que a intolerância religiosa se deve pelo desconhecimento, já que as religiões afro-brasileiras sempre foram excluídas dos espaços públicos.

A convite da vereadora Giuliane, o deputado estadual André Quintão participou da entrega das homenagens durante a cerimônia. Além disso, sua visita a Caratinga também teve a finalidade de conhecer as instalações do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, já que a instituição é sustentada, em parte, por emendas parlamentares.

André foi relator da CPI de Brumadinho que investigou a responsabilidade da Vale no rompimento da barragem que deixou mais de 270 vítimas, além do dano ambiental. Em agosto, o governo estadual chegou a um acordo com a mineradora e decidiu repassar parte da multa a todos os municípios mineiros. De acordo com o deputado, Caratinga já recebeu R$2 milhões para serem investidos em obras urbanas e de serviços públicos.

Por fim, os vereadores homenagearam a Rede de Ensino Doctum pelos 85 anos. Uma história que começou em 1936, quando o Reverendo pernambucano, Uriel de Almeida Leitão, pai de Cláudio, fundou a Sociedade Colégio Caratinga. A instituição mantinha o Colégio Caratinga, o único na época em toda a região do Leste mineiro.

Precursor no vale do Rio Doce o ginásio atraía alunos de diversas cidades para os cursos fundamental, médio e técnico nas décadas de 40 e 50 e 60. O primeiro curso superior, de Ciência Contábeis foi inaugurado em 1973. Vinte anos depois surgem outras graduações, como Ciências da Computação e Serviço Social. Nos anos 2000, a instituição passa a se chamar Faculdades Integradas de Caratinga, nome que acompanhou o grupo por 17 anos até iniciar o projeto de expansão. Atualmente, a Doctum possui mais de 25 mil alunos em 30 unidades situadas nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »