Carro que estava sob a rede elétrica foi atingido por um cabo de energia em Uberlândia (Foto: divulgação/ Corpo de Bombeiros)
Com o período chuvoso em grande parte de Minas Gerais, é preciso que a população fique atenta quanto ao risco de acidentes relacionados à energia elétrica, principalmente envolvendo fios partidos.
No último fim de semana, um caso dessa natureza aconteceu em Uberlândia, Triângulo Mineiro. Uma criança, de 11 anos, precisou ser levada a um hospital após sofrer uma parada cardíaca em decorrência de uma descarga elétrica. Segundo os bombeiros, os pais do menino também receberam a descarga ao tentar salvar o filho.
O cabo de fiação elétrica de alta tensão se rompeu e atingiu o carro da família que estava sob a rede. No momento do acidente, chovia e ventava muito.
A Cemig recomenda que, em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, que a pessoa telefone imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia. Se uma árvore cair na frente de alguma residência, a recomendação é nunca tentar retirá-la ou cortá-la, e sim, chamar o Corpo de Bombeiros para a retirada da vegetação caída.
Em muitos casos, no meio da árvore ao solo, pode existir um cabo partido da rede elétrica que pode estar energizado e escondido no meio dos galhos e, ao tentar fazer a retirada, a pessoa pode sofrer um choque elétrico de até 13.800 volts, com risco de morte ou graves queimaduras.