22/10/2021 às 15h36min - Atualizada em 22/10/2021 às 15h36min

PM reforça ações preventivas contra crimes de furto e roubo durante compras de fim de ano

Policiamento será intensificado em pontos de Caratinga

Por: Miguel Bráz
(Foto: Miguel Bráz/ TV SISTEC)
O Natal é celebrado em 25 de dezembro, e a aproximação da data gera muita movimentação de pessoas que pretendem presentear alguém da família com alguma coisa. Também é a época em que o comércio fica aquecido, principalmente por causa do recebimento do décimo terceiro salário. Mas é preciso que tanto os consumidores quanto os comerciantes redobrem a atenção porque qualquer descuido pode facilitar a ação de criminosos.

Por outro lado, a Polícia Militar acende o alerta para que os crimes de furto e roubo sejam evitados. Orientações simples podem garantir a própria segurança. O policiamento será intensificado em alguns pontos de Caratinga.


(Foto: Miguel Bráz/ TV SISTEC)

Uma das preocupações da Polícia Militar é em relação aos crimes de roubo, que são aqueles praticados com empregos de armas e violência, devido ao aumento do fluxo de dinheiro nos estabelecimentos comerciais. A PM também orienta que os comerciantes coloquem as câmeras bem posicionadas, que os funcionários fiquem bem atentos e que se alguém vir qualquer pessoa em atitude suspeita que chame a polícia.

Modalidade aplicada para cometimento de furtos é a ação de pessoas em duplas ou trios: elas agem após a distração de funcionárias, enquanto uma entretém a colaboradora, outras aproveitam para ocultar objetos em sacolas, bolsas e até mesmo no corpo. Então, comerciantes e consumidores tenham bastante atenção neste período pra não ser vítima de furto ou roubo.




De acordo com a polícia, o aparelho celular ainda é o principal objeto dessa classe de crime. A recomendação é de que o aparelho seja colocado no bolso da frente ou dentro de uma bolsa, a ser carregada à frente do corpo. Outra dica muito valiosa: a PM recomenda que as pessoas que irão fazer suas compras devem priorizar o uso de pagamentos com cartão de débito ou crédito, não transportar grandes quantias em dinheiro, e guardar apenas quantias miúdas para pequenas compras.

Além dessas orientações e ações da polícia, paralelamente, existe a campanha Foco na Prevenção, criada em 2019, que objetiva a evitar crimes.

DADOS DA PM

Conforme dados disponibilizados pelo 62º Batalhão de Polícia Militar, de janeiro a setembro deste ano, houve redução de 25,44% nos crimes de furtos na área da unidade. Só em Caratinga, nos últimos 30 dias, a queda foi de 21,30%. Já em relação aos roubos, de janeiro a outubro, foi registrado uma queda de 31,25% em toda a área do batalhão. Em Caratinga, a redução atingiu 34,04%.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »