29/10/2021 às 17h43min - Atualizada em 29/10/2021 às 17h43min

Padre comenta o significado do Dia de Finados celebrado pela Igreja Católica

Tradição foi instituída no século X

(Foto: reprodução/ TV SISTEC)
O dia de finados é celebrado em 2 de novembro. Neste ano, a data cairá numa terça-feira. Centenas de pessoas devem ir aos cemitérios para levar flores e acender velas sobre as sepulturas dos seus entes queridos.

Para a Igreja Católica, esta é uma data muito importante porque, segundo a instituição, é o momento de os fiéis fortalecerem a fé na ressurreição. Nossa reportagem procurou um padre, que explicou o significado da data.




“Esta data é muito importante para nós, fiéis e cristãos católicos, mas também para todos os fiéis porque é um momento muito propício de ter o contato com aqueles que faleceram e rezar por eles. É um costume muito antigo, que começa no período do martírio da Igreja, onde os mártires eram sepultados. A igreja, em segredo, ia até aos túmulos deles e era um ponto de encontro da comunidade. Este costume vai se passando e, no século XIII, virou uma data para igreja em um calendário fixo. O Dia de Finados é momento de recordar aqueles que já partiram e de olhar o nosso interior”, esclarece.

A data procede o Dia de Todos os Santos, que também é celebrado pela Igreja Católica em 1º de novembro. A celebração acontece no domingo que coincide ou no domingo próximo. Neste ano, o Dia de Todos os Santos vai ser realizado em 31 de outubro.

As flores representam o recomeço e simbolizam o ciclo da vida. Por isso, o hábito de levar flores para homenagear os mortos: elas são uma forma de expressar amor, carinho e gratidão diante da lembrança da pessoa querida. A tradição foi instituída no século X pela Igreja e prega que os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório esperando a purificação. Em 2 de novembro de 998, o abade Odilo de Cluny instituiu aos membros de sua abadia e a todos aqueles que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos.

Antes da pandemia, as missas eram realizadas nos cemitérios. E para as celebrar a data, algumas paróquias definiram o horário de missas.

IGREJA DE SÃO JUDAS TADEU, NO LIMOEIRO

 
  • Missa às 8h e às 19h.

PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS, NO SANTA CRUZ
 
  • Missa às 8h, na Com. Santa Efigênia;
  • Missa às 19h, no Santuário.

SANTUÁRIO DE ADORAÇÃO PERPÉTUA, NO SANTA ZITA
 
  • Missa às 9h e às 19h.
  • Visitação ao túmulo de Padre Colombo, de 8h às 20h.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »