O dia de finados é celebrado em 2 de novembro. Neste ano, a data cairá numa terça-feira. Centenas de pessoas devem ir aos cemitérios para levar flores e acender velas sobre as sepulturas dos seus entes queridos.
Para a Igreja Católica, esta é uma data muito importante porque, segundo a instituição, é o momento de os fiéis fortalecerem a fé na ressurreição. Nossa reportagem procurou um padre, que explicou o significado da data.
“Esta data é muito importante para nós, fiéis e cristãos católicos, mas também para todos os fiéis porque é um momento muito propício de ter o contato com aqueles que faleceram e rezar por eles. É um costume muito antigo, que começa no período do martírio da Igreja, onde os mártires eram sepultados. A igreja, em segredo, ia até aos túmulos deles e era um ponto de encontro da comunidade. Este costume vai se passando e, no século XIII, virou uma data para igreja em um calendário fixo. O Dia de Finados é momento de recordar aqueles que já partiram e de olhar o nosso interior”, esclarece.
A data procede o Dia de Todos os Santos, que também é celebrado pela Igreja Católica em 1º de novembro. A celebração acontece no domingo que coincide ou no domingo próximo. Neste ano, o Dia de Todos os Santos vai ser realizado em 31 de outubro.
As flores representam o recomeço e simbolizam o ciclo da vida. Por isso, o hábito de levar flores para homenagear os mortos: elas são uma forma de expressar amor, carinho e gratidão diante da lembrança da pessoa querida. A tradição foi instituída no século X pela Igreja e prega que os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório esperando a purificação. Em 2 de novembro de 998, o abade Odilo de Cluny instituiu aos membros de sua abadia e a todos aqueles que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos.
Antes da pandemia, as missas eram realizadas nos cemitérios. E para as celebrar a data, algumas paróquias definiram o horário de missas.
IGREJA DE SÃO JUDAS TADEU, NO LIMOEIRO
Missa às 8h e às 19h.
PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS, NO SANTA CRUZ
Missa às 8h, na Com. Santa Efigênia;
Missa às 19h, no Santuário.
SANTUÁRIO DE ADORAÇÃO PERPÉTUA, NO SANTA ZITA
Missa às 9h e às 19h.
Visitação ao túmulo de Padre Colombo, de 8h às 20h.