23/11/2021 às 09h24min - Atualizada em 23/11/2021 às 09h24min

CANDIDATOS REALIZAM PRIMEIRA PROVA NAS ESCOLAS DE CARATINGA

A aplicação da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2021 aconteceu no último domingo (21). Novamente, neste ano, o ENEM aconteceu em versão impressa e online. Em Caratinga, ocorreu apenas a versão impressa da prova. Os portões dos locais do exame abriram ao 12h e fecharam às 13h. No primeiro dia, os candidatos enfrentaram 90 questões de múltipla escolha divididas entre linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

Os estudantes ainda fizeram a redação que teve como tema: invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. Entre os candidatos que fizeram a prova na cidade, muitos estão nos primeiros anos do ensino médio, apenas praticando. São os chamados treineiros. É o caso do Alan, que tem 16 anos, mas já se prepara para a faculdade.
 
E assim como explicou o estudante, a pandemia impactou diretamente na educação brasileira. No total, cerca de 3 milhões de pessoas se inscreveram para o ENEM deste ano, o menor número registrado desde 2005. Além disso, 26% dos candidatos deixaram de comparecer para fazer a prova. Não foi esse o caso da Gabriela, que está focada no exame e pretende passar no curso de medicina. Ela já havia feito a prova no ano anterior. 

Nesta escola no bairro Santo Antônio, antes da pandemia, a média era de 40 candidatos por sala. Já neste ano, esse número caiu para menos de 20 pessoas. Considerando as abstenções, a quantidade de pessoas aptas para se matricularem nas universidades federais no ano que vem pode ser uma das menores nos últimos anos. Essa pode ser uma chance a mais para aqueles que vieram se preparando ao longo deste ano. 

Além dos funcionários responsáveis pela fiscalização das escolas, a Polícia Militar de Caratinga também ajudou na realização do exame. De acordo com o 62º Batalhão, não houve nenhuma ocorrência durante a aplicação das provas na cidade. A segunda parte do ENEM acontece no próximo domingo, no mesmo horário, com os testes de matemática e ciências da natureza.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">