23/11/2021 às 17h31min - Atualizada em 23/11/2021 às 17h31min

Comarca de Caratinga completa 130 anos e é homenageada pela Câmara Municipal

Sessão Solene ocorreu nessa segunda-feira

Por Miguel Bráz
(Foto: Miguel Bráz/ TV SISTEC)
A reunião foi realizada no Plenário da Casa Legislativa e homenageou a Comarca de Caratinga que completou 130 anos de instalação. A Sessão Solene foi proposta pelo vereador Rômulo Costa, o Rominho, do Partido Verde, e aprovada por unanimidade. 

Juízes, promotores de Justiça, defensores públicos, desembargadores, advogados e demais integrantes da Comarca participaram da solenidade. Na oportunidade, foi entregue uma placa de homenagem pelo aniversário da instituição. 




Para o promotor de Justiça, Alcidézio José de Oliveira Bispo, a data e a homenagem são uma marca muito importante para Caratinga.

“É uma marca muito importante: 130 anos da presença do Poder Judiciário na Comarca de Ipatinga. Como prevê a Constituição, o órgão exerce uma parcela do poder estatal e presta a função jurisdicional que é uma função relevante para dirimir os conflitos da sociedade. O Ministério Público não poderia deixar de prestigiar essa data”, expressou Alcidézio.

“A homenagem maior é para a população da Comarca de Caratinga, que há mais de 130 anos vem recebendo prestação jurisdicional na confiança de que todos os profissionais do Direito se dedicam extremamente para a atuação sempre pautada na Justiça de seus atos. Essa homenagem, também, conferida pelo Poder Legislativo é simbólica porque representa justamente a harmonia e independência entre os Poderes”, destacou o juiz e diretor interino da Comarca de Caratinga, Cleiton Luis Chiodi.


(Foto: Miguel Bráz/ TV SISTEC)

A Sessão Solene para homenagear a Comarca caratinguense foi proposta pelo vereador Rominho. Ele explicou que cada parlamentar tem o direito de prestar homenagem em uma sessão especial uma vez por ano para algum órgão que presta serviços para a sociedade. 

“Nesta ocasião, eu pude ter a grata alegria de indicar para ser homenageada nesta sessão especial a Comarca de Caratinga, que completa 130 anos. É uma data muito especial e simbólica. A gente fica muito feliz em poder dar a honra a quem merece. A Comarca é uma história trazendo e buscando, sobretudo, a Justiça à sociedade. Esta instituição merece”, destacou o vereador Rominho. 

A Comarca de Caratinga iniciou com a aurora da República: ela foi criada em novembro de 1891 e instalada em 1892. Atualmente, engloba 11 municípios e tem 7 varas instaladas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">