04/01/2022 às 15h27min - Atualizada em 04/01/2022 às 15h27min

Duas cidades de MG afetadas pelas chuvas recebem apoio do Governo Federal

Titular do MDR participou de reuniões com prefeitos de cidades afetadas por desastre natural

Brasil 61
(Foto: Agência Brasil)

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, sobrevoou, nessa segunda-feira (3), as cidades de Almenara e Salinas, em Minas Gerais. Os municípios estão entre os mais prejudicados pelas fortes chuvas que têm atingido o estado. 

Em Almenara, o ministro reforçou, durante coletiva de imprensa, o empenho do Governo Federal em prestar auxílio às cidades e famílias atingidas. 

“Nós viemos aqui primeiro prestar solidariedade às pessoas que estão desabrigadas em função das fortes chuvas que ocorreram aqui na região Norte do estado de Minas Gerais, em especial no baixo Jequitinhonha.”

Ao lado da ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, o ministro Rogério Marinho também se deslocou até Salinas, para avaliar os prejuízos causados à população pelas chuvas. 

“Realmente hoje houve uma destruição, um ataque contra a infraestrutura das cidades que realmente gerou problemas e transtornos para a população de cada um desses municípios e distritos. Para nós, agora, o importante é esperarmos as águas baixarem um pouco para que cada município possa fazer o seu diagnóstico. Nós sabemos, de forma preliminar, que há necessidade de se fazer reconstrução de pontes, estradas vicinais, construção de casas, de mercados, de postos de saúde. Agora, não sabemos em que dimensão isso vai ocorrer. Por isso nós estamos aqui, conversando in loco com os prefeitos, orientando os prefeitos para que façam os seus planos de trabalho, para que façam as suas avaliações e os seus diagnósticos.”

Desde o dia 29 de novembro, técnicos estão percorrendo os municípios atingidos para apoiar as prefeituras na elaboração dos planos de trabalho de recursos e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil coordena as intervenções de outros órgãos do Governo Federal, envolvidos na força-tarefa federal. 

O montante já autorizado para Minas Gerais é de cerca de 47 milhões de reais. A maior parte dos recursos são de socorro e assistência. As prefeituras ainda farão o levantamento de prejuízos causados na infraestrutura das cidades para que possam encaminhar à Defesa Civil Nacional os planos de trabalho destinados à reconstrução.

Para saber mais sobre as ações de socorro do Governo Federal aos estados atingidos pelas fortes chuvas, acesse mdr.gov.br.
 



Fonte: Brasil 61
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">