12/01/2022 às 09h01min - Atualizada em 12/01/2022 às 09h01min

DEFESA SOCIAL DE CARATINGA FAZ BALANÇO DOS DESASTRES PROVOCADOS PELA CHUVA NA ÁREA DO MUNICÍPIO

Na última segunda-feira (10), a Defesa Civil apresentou um levantamento dos desastres provocados pela chuva em Caratinga. Duas pessoas morreram e diversas ocorrências de deslizamentos e inundações foram registradas durante o fim de semana. 

Em Caratinga, a Defesa Social registrou 58 ocorrências causadas pelas chuvas do último final de semana. Entre elas, duas pessoas morreram. Um morador do bairro Santa Cruz que foi soterrado enquanto dormia e um motorista que teve seu carro levado pela correnteza enquanto passava por São João do Manhuaçu, distrito de Caratinga. Segundo a superintendente da pasta, Cristiane Faria do Val, a prefeitura já havia alertado a população para esse risco.

Durante o sábado e o domingo, vários pontos da cidade, principalmente nas áreas periféricas, houveram inundações e deslizamentos de barrancos. Foram, de acordo com Cristiane, 200mm de chuva nos dois dias. Isso resultou em, pelo menos, 350 famílias desalojadas, de acordo com levantamento da Defesa Social. 

Segundo ela, essas famílias que foram atingidas pelos desastres na área do município, estão sendo acompanhadas pelo setor de Assistência Social da prefeitura.

Na Ilha do Rio Doce, uma localidade que fica há 85km de Caratinga, mas pertence ao município, a situação foi ainda mais crítica. Como explica o coordenador da Defesa Civil, João Henrique da Silva, a Usina Hidrelétrica de Sá Carvalho teve seu limite de água ultrapassado pelas chuvas, acarretando numa grande inundação naquela região. Essa possibilidade já havia sido informada pela Cemig. 

O secretário de Meio Ambiente, coronel José Carlos, destacou a atuação da pasta na desobstrução das vias de Caratinga. 

Mesmo com a previsão de interrupção das chuvas para o restante dessa semana, a orientação é para que a cidade mantenha a situação de alerta. Em casos de risco, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199, ou Whatsapp 3329-8043.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">