14/01/2022 às 17h17min - Atualizada em 14/01/2022 às 17h17min

ESTRADA EM SERRA DE ENTRE FOLHAS FICA DESTRUÍDA E MORADORES PEDEM AJUDA PARA REFORMA

Moradores da zona rural de Entre Folhas estão impossibilitados de ir até a cidade desde sábado. Durante as chuvas, a estrada da Serra do Antônio Gervásio foi atingida por uma enorme pedra que obstruiu a via e ainda ficou cheia de crateras. Eles estão ilhados a uma semana e pedem ajuda das autoridades.  

O local é conhecido entre os moradores como Serra do Antônio Gervásio, e fica a 5km de Entre Folhas. Nessa mesma estrada, é possível chegar também em Inhapim, e como conta Elton Guerra, muitas famílias dependem dessa via. Porém, desde o último sábado, o local ficou praticamente intrafegável. Alguns motociclistas até se arriscam, mas carros não conseguem passar. Além de buracos e crateras, uma enorme quantidade de barranco desceu, principalmente nessa parte da estrada.

Como produtores de café, Elton e sua família dependem do acesso para comprar insumos ou mesmo fazer o escoamento da colheita. Segundo ele, esse é um problema antigo, e os moradores sempre se viraram, fazendo uma ou outra obra provisória. Mas, foi mesmo no sábado em que a estrada ficou destruída de vez. 

O seu Antônio também mora no local e há cinco dias não consegue sair de carro. Além das atividades de rotina, como ir ao mercado, outros idosos como o aposentado correm risco em caso de alguma urgência médica.

Os moradores contam que na última quarta-feira, um trator chegou a passar pelo local. Porém apenas retirou parte da terra, aumentando ainda mais as valas, e não retornou para consertar a estrada. A pedra que caiu, inclusive, permanece do mesmo jeito.  

Existem pelo menos quinze famílias morando no local. São pessoas simples, em sua maioria produtores rurais e, como conta Elton, tem se sentido abandonados pela administração pública.

Nós entramos em contato com a prefeitura de Entre Folhas, que enviou uma nota. Segundo a assessoria, a área rural do município é muito extensa e a Secretaria de Obras e Infraestruturas está trabalhando todos os dias, desde domingo, para recuperar as estradas atingidas. Ainda, informaram que parte da estrada já foi recuperada nesta sexta-feira (14), com a retirada de barrancos e galhos. Porém, devido ao tamanho das pedras, o acesso ao local precisa ser feito pelo lado contrário, o que tem dificultado o serviço. Ainda segundo a Secretaria, no sábado a equipe irá retornar ao local.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">