Os golpistas elaboram uma tática social e usam o Instagram para enganar vítimas que estão em busca de eletrodomésticos, móveis usados, veículos e outros produtos. Após invadirem a rede, os criminosos criam stories anunciando vários produtos em bom estado de conservação e com preços que fisgam os clientes.
O cabeleireiro Guilherme Soares teve o perfil do Instagram invadido recentemente. Ele só descobriu que teve a conta hackeada ao tentar acessá-la.
O jovem ainda disse que no tempo de uma hora que os golpistas publicavam supostos produtos à venda nos stories, duas pessoas fizeram o pix, transferência instantânea. Posteriormente, ele procurou a Polícia Militar para registrar o boletim de ocorrência.
Guilherme teve a conta invadida recentemente (Foto: Miguel Bráz/ TV SISTEC)
Após todo o procedimento policial, ele mobilizou os amigos para denunciar a conta invadida na tentativa de bloqueá-la. Agora, Guilherme abriu outro perfil, mas utilizando todo o sistema de segurança possível.
De acordo com a Polícia Militar, o número de ocorrências aumentou no início de 2022 em Caratinga.
Polícia Militar orienta que o usuário faça o boletim de ocorrência assim que souber que teve a conta hackeada (Foto: Miguel Bráz/ TV SISTEC)
A advogada e graduanda em crimes cibernéticos, Annaluíza Oliveira, acredita que as contas são invadidas porque os usuários colocam como autenticação de dois fatores o número de telefone ou e-mail.
Advogada e graduanda em crimes cibernéticos sugere que usuários baixem um aplicativo próprio para a autenticação de dois fatores para manter a conta mais segura (Foto: Miguel Bráz/ TV SISTEC)
Portanto, a recomendação é procurar a Polícia Militar para fazer o boletim de ocorrência e chamar os amigos para informar que teve a conta hackeada. Ela recomenda que o usuário baixe um aplicativo propriamente para esta finalidade, e jamais faça alguma transferência.