19/01/2022 às 10h26min - Atualizada em 19/01/2022 às 10h26min

Golpistas invadem contas no Instagram e criam falsas vendas de produtos para roubar dinheiro

Número de ocorrências tem aumentado nos primeiros dias do ano em Caratinga, diz polícia

(Foto: reprodução)
Os golpistas elaboram uma tática social e usam o Instagram para enganar vítimas que estão em busca de eletrodomésticos, móveis usados, veículos e outros produtos. Após invadirem a rede, os criminosos criam stories anunciando vários produtos em bom estado de conservação e com preços que fisgam os clientes.



O cabeleireiro Guilherme Soares teve o perfil do Instagram invadido recentemente. Ele só descobriu que teve a conta hackeada ao tentar acessá-la.

O jovem ainda disse que no tempo de uma hora que os golpistas publicavam supostos produtos à venda nos stories, duas pessoas fizeram o pix, transferência instantânea. Posteriormente, ele procurou a Polícia Militar para registrar o boletim de ocorrência.


Guilherme teve a conta invadida recentemente (Foto: Miguel Bráz/ TV SISTEC) 

Após todo o procedimento policial, ele mobilizou os amigos para denunciar a conta invadida na tentativa de bloqueá-la. Agora, Guilherme abriu outro perfil, mas utilizando todo o sistema de segurança possível.

De acordo com a Polícia Militar, o número de ocorrências aumentou no início de 2022 em Caratinga.

Polícia Militar orienta que o usuário faça o boletim de ocorrência assim que souber que teve a conta hackeada (Foto: Miguel Bráz/ TV SISTEC)

A advogada e graduanda em crimes cibernéticos, Annaluíza Oliveira, acredita que as contas são invadidas porque os usuários colocam como autenticação de dois fatores o número de telefone ou e-mail.


Advogada e graduanda em crimes cibernéticos sugere que usuários baixem um aplicativo próprio para a autenticação de dois fatores para manter a conta mais segura (Foto: Miguel Bráz/ TV SISTEC)

Portanto, a recomendação é procurar a Polícia Militar para fazer o boletim de ocorrência e chamar os amigos para informar que teve a conta hackeada. Ela recomenda que o usuário baixe um aplicativo propriamente para esta finalidade, e jamais faça alguma transferência.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">