Uma pesquisa, que ouviu 553 donos de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais em Minas Gerais, apontou que 88% dos mineiros fazem o uso do WhatsApp em suas vendas. Já o Instagram é utilizado por metade dos entrevistados, seguido pelo Facebook, com 36% de acesso para a finalidade de comercialização.
Em novembro passado, houve a 13ª edição da pesquisa ‘Impactos do coronavírus nos pequenos negócios’, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A pandemia intensificou ainda mais a relação comercial dos pequenos negócios mineiros com as redes sociais. Segundo o levantamento, 35% dos entrevistados investiram em propagandas pagas no Google, Instagram ou Facebook.
A pesquisa também mostrou que apenas 31% das empresas mineiras tinham um sistema de gestão integrada (software ou aplicativo), conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning) – ferramenta que orienta o dono do negócio a melhorar processos internos e integrar setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos.
Já as ferramentas menos usadas pelos mineiros foram: Gestão de Relacionamento com o Cliente e automação de processos.