Nas últimas semanas, várias famílias foram retiradas de suas residências por risco de deslizamento de terra em várias cidades mineiras. Em Santana do Paraíso, no Vale do Aço, a situação não foi diferente. Pelo menos 23 famílias foram afetadas, direta e indiretamente, por um deslizamento de um talude, na rua Alemanha, no bairro Industrial.
O fato também acarretou risco para os moradores das ruas Irlanda, Letônia e avenida José Catarino Pessoa. No total, 18 residências foram interditadas. A decisão de retirar as famílias foi do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Municipal.
De acordo com a Prefeitura de Santana do Paraíso, a Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Assistência Social estão acompanhando a situação e auxiliando as famílias desabrigadas. Além disso, uma equipe da Defesa Civil do Estado chegou a Santana do Paraíso na tarde dessa quinta-feira (27/01) para auxiliar o município na análise técnica da área onde houve o deslizamento de terra. Essa avaliação é fundamental para nortear as ações que a Prefeitura irá realizar diante do problema.
Ainda na quinta-feira, algumas pessoas que tiveram casas interditadas desconsideraram a notificação feita pela Defesa Civil e se negaram a sair de suas residências. A Defesa Civil vai acionar a Polícia Militar e realizar o Boletim de Ocorrência, uma vez que a prioridade é a segurança de todos os moradores do local.