08/05/2019 às 11h21min - Atualizada em 08/05/2019 às 11h21min

Saúde em Bom Jesus do Galho: como anda a situação após o fechamento do hospital?

Desde o dia 22 de Abril o hospital Aminas, antigo São Vicente de Paulo está de portas fechadas.

Lucas Humberto
Nossa equipe de reportagem chegou ao posto de saúde em Bom Jesus do Galho durante a manhã desta terça-feira, dia 7 de Maio. Ao perceberem o carro da imprensa, as portas para dentro do atendimento foram encostadas. Diversas pessoas aguardavam sob o sol quente pelo atendimento de um médico.

A situação é comum na cidade. Desde o dia 22 de Abril o Hospital AMINAS, antigo São Vicente de Paulo, em Bom Jesus do Galho, se encontra assim: Portas fechadas e luzes apagadas.

Com a crescente crise na saúde que afeta todo o estado, o fechamento do hospital particular que realizava atendimentos pelo SUS deixou toda a população da cidade desamparada.

Todo o atendimento emergencial é lidado no posto de saúde aberto pela prefeitura próximo ao local onde funcionava o hospital. Mas de acordo com alguns moradores, a demanda não está conseguindo ser atendida pelo local, que reclamam da falta de médicos e atendimento de qualidade.

Uma alternativa que alguns moradores da cidade têm tomado é ir para cidades vizinhas, para conseguir realizar exames e fazer outros procedimentos.
Entramos em contato com a Prefeitura de Bom Jesus do Galho, que nos mandou a seguinte nota:

"A Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Galho, com o propósito de minimizar os problemas gerados com o fechamento do hospital, mantém em funcionamento um ambulatório para atendimento de casos que precisam de assistência mais imediata.

Para os casos mais complexos, que requerem atendimento fora do município, o ambulatório atua transferindo esses pacientes para centros mais avançados de saúde de outras cidades, como Caratinga e para a região do Vale do Aço.

Estruturado no Centro de Especialidades, o ambulatório busca suprir a demanda do atendimento do Hospital Aminas, que, após ser descredenciado do SUS, encerrou suas atividades no município.

Para Bom Jesus do Galho, este período é desafiador. A administração municipal foi surpreendida pelo fechamento do Hospital, num momento de crise, não só para Bom Jesus do Galho, mas para muitas cidades do país.

Mas a administração municipal se mantém empenhada para oferecer os melhores serviços na área da saúde à população."


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">