03/08/2022 às 21h43min - Atualizada em 03/08/2022 às 21h43min

ESTUDANDE DE MEDICINA DE 20 ANOS FORMADO NA REDE PÚBLICA REALIZA PALESTRAS MOTIVANDO ALUNOS A LER E A ESTUDAR

Um estudante dedicado está sendo motivo de orgulho para Caratinga. Durante esta semana Daniel Dornelas realiza palestras em escolas públicas da cidade, contando sua trajetória, com o intuito de incentivar os jovens a ler e a estudar mais. Na manhã desta quarta-feira, foi a vez da escola Estadual José Augusto Ferreira recebê-lo. o tema da palestra foi “O poder da educação e a importância da leitura”.
De origem humilde, Daniel Dornelas, que conquistou o primeiro lugar em um concurso de redação da Assembleia Legislativa do Estado com o tema “A importância da educação na prevenção à violência contra a mulher e ao feminicídio”, em 2019, e arrecadou para a Escola Estadual Engenheiro Caldas o prêmio de R$ 500 mil, hoje, inspirado pelo irmão, portador de um distúrbio neurológico, está realizando o sonho de estudar medicina. O jovem, de apenas 20 anos, adora ler e também é criador de um clube do livro. Empolgado com a oportunidade de ministrar palestras em escolas, ele conta como está sendo essa experiência. “Ao todo são oito escolas públicas da região de Caratinga, cerca de mil alunos que vão poder me ouvir e entender um pouquinho da minha história e o porquê de eu fazer tanta questão de falar sobre o poder da educação e a importância da leitura”, assinala. 
A professora de Língua Portuguesa Simônica fala sobre a importância de dar aos jovens um exemplo com o qual eles se identifiquem. Segundo ela esse ouvir a história de alguém que também estudou em escola pública e que passou pelo mesmo que eles estão passando serve para mostrar aos alunos que eles são capazes.
Rita é aluna do 2° ano do ensino médio e também apoia a iniciativa de Daniel. Ela espera que com a palestra seus colegas se sintam mais motivados, e entendam que através da leitura eles podem alcançar os seus sonhos.
Daniel acredita na educação, acha que a leitura pode mudar vidas e essa é a mensagem que ele quer passar a esses jovens: “Eu quero muito que todo estudante da escola pública possa sonhar. Quero que eles leiam e acreditem que a educação pública transforma, sim, vidas... Então sonhem, não tenham medo, deem o seu melhor e eu tenho certeza que vai dar tudo certo. Quando um de nós chega lá, todos chegam juntos. Tem uma frase que diz: ‘tudo que nós temos somos nós mesmos’. E eu acredito nisso”.




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »