17/05/2019 às 15h21min - Atualizada em 17/05/2019 às 15h21min

Dia internacional de museus: conheça um pouco mais sobre três locais de cultura em Caratinga.

Nossa equipe visitou três lugares de destaque: O Casarão das Artes, o Instituto Hélio Amaral, e o NUDOC - Núcleo de documentação e estudos históricos.

Lucas Humberto
O futuro é algo que podemos apenas imaginar como será. O presente dura um ínfimo momento. Por isso, o passado é tão importante para a humanidade. Analisando o que passou, podemos aprender para nos tornamos pessoas melhores, e visualizar os passos que nos trouxeram até onde estamos. E nenhum lugar é melhor para conhecer isso do que os museus.

Sejam visitas individuais, ou através de excursões escolares, como a realizada pelos alunos do sexto e sétimo ano da Escola Estadual Sônia Maria Silva Gomes, de Ipatinga, que vieram conhecer os pontos históricos e culturais de Caratinga.

Caratinga possui diversos pontos tombados pelo patrimônio histórico, que foram visitados pela escola. Lourdes Rodrigues, diretora do departamento de patrimônio cultural de Caratinga citou mais alguns dos pontos históricos de Caratinga.  

Nossa equipe visitou três lugares de destaque: O Casarão das Artes, o Instituto Hélio Amaral, e o NUDOC - Núcleo de documentação e estudos históricos.  O Casarão das Artes, localizado no centro da cidade, é tombado por sua edificação e construção. Construído em 1983, ele atualmente é uma das últimas construções remanescentes do fim do Séc. XIX na cidade. Ele também atende a comunidade com atividades culturais. Vinícius Faria, coordenador do Casarão das Artes, falou um pouco dos destaques do local.

O Instituto Hélio Amaral foi inaugurado em 2004, e declarado como bem de utilidade pública em 2007. Ele se caracteriza por utilizar uma casa centenária, com objetos que retratam a história da época da casa, além de possuir outros destaques, como explica o professor Hélio Amaral.

O NUDOC é um espaço de preservação da história local, localizado na Av. Moacyr de Mattos, no centro da cidade. Ele possui uma exposição fixa de peças indígenas e diversas outras peças históricas de Caratinga e região.

Um mundo ao alcance de toda a população caratinguense. Conhecer o passado é expandir seus conhecimentos e suas ideias, e nada é melhor para isso do que conhecer esses espaços em Caratinga.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">