24/06/2019 às 14h43min - Atualizada em 24/06/2019 às 14h43min

171 anos de história: Caratinga em festa pelo seu aniversário

Caratinga comemora mais um aniversário, com muita história para contar.

Daniela Alves
Para o bom caratinguense o aniversário da cidade, no dia 24 de junho, demonstra que  a república de Caratinga é a cidade capital de um estado de espírito. Em sua existência de 171 anos, seus filhos natos e adotivos, abnegaram de sonhos pelo progresso desta terra que hoje é popularmente conhecida como Cidade das Palmeiras.

O tempo passou e a terra ganhou novas texturas e enredos. Os sons dos animais, dos sinos das igrejas e dos trens que preenchiam a região, foram substituídos por buzinas, prédios e veículos que modificaram ainda mais o cenário da cidade. O progresso desordenado imposto pelo crescimento urbano em detrimento do rural ofuscou parte da beleza de nossas lindas montanhas.

Somos a terra de uma das vozes mais bonitas do Brasil, de uma miss-brasil, de escritores ímpares, jogadores de futebol, presidentes de importantes estatais e autarquias governamentais. Somos a “terra das palmeiras”, cartunistas, da bailarina, de tantos cantores… somos a “terra semiárida” onde insiste brotar talentos. Acreditamos ainda que o nosso maior desafio como cidade é fazer com que o progresso chegue dignamente a todos, coisa que ainda não aconteceu. Somos uma cidade do paradoxo, de grandes contradições sociais, uma cópia fiel, mas em miniatura de tudo aquilo que acontece no Brasil. Uma cidade que completa 171 anos, mas que ainda não conseguiu superar desafios do milênio passado, assim como outras, que também enfrentam os desafios de se ter verdadeiramente uma educação de qualidade, esgoto tratado, saúde decente e tantos outros avanços desejados por seu povo.

Claro que temos muito a comemorar, mas conter as lágrimas do subdesenvolvimento ainda é o nosso maior desafio. Não podemos nos contentar com o que somos, é preciso querer mais, pois temos muito que melhorar e esperança de dias melhores para nosso povo.

Amamos Caratinga. Torcemos por Caratinga. Uma terra que quem conhece não esquece jamais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">