26/06/2019 às 17h29min - Atualizada em 26/06/2019 às 17h29min

Estudo revela que em 2030 os robôs vão ocupar mais de 20 milhões de empregos industriais

Um estudo realizado pela Oxford Economics aponta a preocupação em relação à automatização que estão eliminando os empregos de baixa qualificação e agravando a situação social e econômica.

Gabrielle Junqueira
Amirt
Nesta quarta-feira (26/06), foi divulgado um estudo realizado pela Oxford Economics que aponta a preocupação em relação à automatização e os robôs que estão eliminando os empregos de baixa qualificação e agravando a situação social e econômica. Estima-se que em 2030 os robôs ocupem mais de 20 milhões de empregos industriais.

Além disso, a pesquisa destaca que o deslocamento de empregos ocasionado pelo aumento dos robôs não vai se distribuir uniformemente no mundo nem dentro dos países.

No entanto, os robôs já aspiraram milhões de empregos nas indústrias e agora estão ganhando espaço na área de serviços como visão por computador, reconhecimento de voz e aprendizagem automática.

O estudo também informa que as regiões com menos qualificações a perda de empregos vão dobrar em relação a regiões com maiores qualificações.

Os analistas ainda indicam que a automatização em geral impulsou uma maior criação de empregos do que destruiu, porém nos últimos anos a tendência criou uma brecha de habilidades que deixa muitos trabalhadores sem emprego.

Em relação à economia global os estudiosos prevê um “dividendo robótico” de cinco bilhões de dólares para 2030.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">