23/07/2019 às 09h25min - Atualizada em 23/07/2019 às 09h25min

Comunicado APAE sobre eleição da diretoria executiva

Curso de capacitação para candidatos a presidente, vice-presidente e 1º diretor financeiro será oferecido.

Lucas Humberto
APAE
Em nota enviada a nossa equipe, a APAE de Caratinga divulga um curso de capacitação para candidatos à presidente, vice-presidente e 1º diretor financeiro. Segue abaixo o comunicado na integra àqueles interessados em participar do curso:

COMUNICADO

O Presidente da APAE de Caratinga, ANDRÉ JOSÉ PENNA, levando a efeito o princípio da publicidade dos atos, COMUNICA aos interessados as orientações, recebidas da Federação das APAEs de Minas Gerais, sobre o curso de capacitação para candidatos a presidente, vice-presidente e 1º diretor financeiro, que tenham interesse em se candidatar aos cargos acima descritos.

Estatutariamente, de três em três anos, todas as Apaes devem realizar no mês de novembro a escolha de sua nova Diretoria, constituída por: Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal.

Neste ano de 2019 deveremos realizar as eleições para a escolha destes representantes de cada Apae, os quais terão um mandato de 03 (três) anos, compreendido entre 01 de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2022.

Para poderem se candidatar a qualquer cargo, os concorrentes deverão ser pais/mães de pessoa com deficiência inscrita em algum programa oferecido pela Apae E/OU associados contribuintes há pelo menos 1 ano.

Além destes requisitos mínimos, constitui também exigência para candidatura aos cargos de Presidente, Vice-Presidente e 1º Diretor Financeiro, a participação em um Curso de Formação de Novos Dirigentes, oferecido pela Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais.

Desta forma, a participação dos candidatos aos cargos de Presidente, Vice-Presidente e 1º Diretor Financeiro nesse curso é OBRIGATÓRIA, constituindo-se requisito para a homologação da chapa.

Os candidatos a esse cargo deverão apresentar o certificado de participação do curso à Comissão Eleitoral, junto aos documentos arrolados no art. 58, IV do Estatuto das Apaes, no prazo de 20 (vinte) dias anteriores à data de eleição.

As orientações específicas referentes ao processo eleitoral serão posteriormente enviadas, para melhor conhecimento de todos. Buscando facilitar a participação de todos os interessados, a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais traz, neste ano de 2019, uma novidade: o Curso de Formação de Novos de Dirigentes será ofertado a distância, na modalidade EAD (Educação a Distância). Isso significa que os candidatos aos cargos poderão realizar o curso sem a necessidade de deslocamento.

As matrículas estarão disponíveis a partir do dia 12/07/2019. Para efetuá-las os interessados deverão acessar o site do Instituto de Ensino e Pesquisa Uniapae- MG Darci Barbosa, por meio do link :http://www.uniapaemg.org.br/site/educacao/formacao-de-novos-dirigentes-das-apaes/.

O curso é de curta duração e terá início a partir do dia 12/08/2019. O valor da inscrição é de R$90,00 (noventa reais) à vista. OBS: O valor da inscrição é de responsabilidade do candidato.

O atual Presidente da Apae deverá OBRIGATORIAMENTE divulgar a realização da Oficina de Capacitação, bem como a obrigatoriedade de participação pelos candidatos aos cargos de Presidente, Vice-presidente e 1º Diretor financeiro, reforçando tratar-se de condição de elegibilidade.

Os candidatos que já participaram do Curso de Formação de Novos Dirigentes em anos anteriores, estão dispensados desta obrigatoriedade, bastando, para tal, que apresentem a declaração de participação à Comissão Eleitoral da Apae. No entanto, reforçamos que sua participação é muito relevante, diante do fato de que várias orientações foram modificadas ao longo do tempo, de acordo com a mudança legislativa e outras.

Os candidatos à reeleição que não participaram de cursos de formação de Novo Dirigentes anteriores, deverão obrigatoriamente participar nessa nova edição.

Ressaltamos, ainda, que a participação de candidatos aos outros cargos da Apae é facultativa. Ainda assim, entendemos que sua participação é de grande importância, pois servirá de norteador para as ações e exigências advindas do dia-a-dia das Apaes.

A Comissão Eleitoral de cada  Apae, por sua vez, deverá observar a participação destes candidatos no Curso de Capacitação, não homologando o registro da chapa que não comprovar tal participação.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">