31/07/2019 às 11h15min - Atualizada em 31/07/2019 às 11h15min

Novo Bento Rodrigues começa a ser construído em Mariana

O local foi destruído por uma avalanche de 55 milhões de metros cúbicos de rejeitos, em 5 de novembro de 2015, quando a barragem do Fundão se rompeu.

Patrícia Marques
Amirt
Nessa segunda-feira (29), a primeira casa do distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na região Central de Minas, começou a ser construída.

O local foi destruído por uma avalanche de 55 milhões de metros cúbicos de rejeitos, em 5 de novembro de 2015, quando a barragem do Fundão se rompeu.

A construção da casa iniciou após ato simbólico, no qual o morador da residência, o operador de motosserra Hedine José da Silva, assentou o primeiro tijolo com as próprias mãos.

No distrito serão construídas 255 casas, como prevê o contrato assinado entre a Fundação Renova e a HTB, empresa responsável pela execução da obra. A previsão é que os imóveis sejam entregues no dia 27 de agosto de 2020.

Se houver atraso, como explicou o promotor de Justiça Guilherme Meneguim, o Ministério Público de Minas Gerais pedirá que a Fundação Renova seja multada em R$ 1 milhão por dia de atraso.

No novo Bento vão ser construídos, além das casas, um posto de saúde, uma escola, uma quadra poliesportiva, uma associação comunitária e três igrejas. Os imóveis estão sendo feitos de acordo com a vontade de cada morador. Os nomes das ruas e a disposição das casas serão mantidos, conforme era o distrito antes da avalanche de lama.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">