01/08/2019 às 16h06min - Atualizada em 01/08/2019 às 16h06min

Emigrantes ilegais que tentam entrar nos EUA usando criança e adolescente são alvo de operação da PF em Minas

Cada adulto ingressava ilegalmente nos Estados Unidos da América acompanhado de criança ou adolescente, buscando evitar a deportação imediata.

Bhaz
A Polícia Federal em Governador Valadares, no Leste de Minas, deflagrou na manhã desta quarta-feira (31), a operação policial Cai Cai, para combater a prática de emigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos da América, via território mexicano. 

O nome Cai Cai faz referência ao modus operandi dos envolvidos. Cada adulto ingressava ilegalmente nos Estados Unidos da América acompanhado de criança ou adolescente, buscando evitar a deportação imediata.
 
Foram cumpridos dois mandados judiciais de prisão preventiva e quatro mandados judiciais de busca e apreensão; todos expedidos pela Justiça Federal em Governador Valadares. 

Três mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva foram cumpridos em Tarumirim (MG); e um mandado de busca e apreensão e um de prisão preventiva foram cumpridos em Sardoá (MG).

Foram apreendidos documentos diversos, aparelhos celulares, veículos e moedas nacional e estrangeira.

As investigações tiveram início neste mês, com base em informações recebidas da adidância da Polícia Federal que atua no México.

Os investigados responderão, na medida de cada culpabilidade, pelos crimes de promoção de migração ilegal e associação criminosa; podendo cumprir até nove anos e meio de prisão, caso sejam condenados.

Brasileiros nos EUA

Procurada pelo BHAZ para informar sobre o número estimado de brasileiros que emigram ilegalmente aos Estados Unidos a cada ano, a Superintendência da PF em Valadares informou que não comentaria o caso, além das informações que foram divulgadas nesta manhã.

Uma reportagem da revista Época de agosto de 2018 mostrou, com base em dados fornecidos pelo Itamaraty, que há cerca de 1,4 milhão de brasileiros nos Estados Unidos, mas, segundo a assessoria de imprensa do órgão, o número é uma estimativa de consulados, e não diferencia os residentes legais dos ilegais naquele país.

“Ainda segundo os dados do governo federal, de 2007 a 2015, a quantidade estimada de brasileiros que vivem nos Estados Unidos saltou de 1,24 milhão para 1,41 milhão, um aumento de 13%”, diz trecho da reportagem.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
" data-width="400" data-hide-cover="false" data-show-facepile="true">